SONO EM SALA DE AULA E NAS LIÇÕES DE CASA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Leonardo Rodrigues Souza
  • Co-autores
  • Nayra Suze Silva e Souza , Rosângela Ramos Veloso Silva
  • Resumo
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    O sono é um processo natural do organismo, essencial à reparação e à manutenção da saúde; importante no processo de consolidação da memória, aprendizagem e desenvolvimento escolar (CRONFLI, 2002; VALLE; VALLE; REIMÃO, 2009). Padrões de sono insuficientes tendem a desencadear a sonolência diurna excessiva (SDE), caracterizada pela predisposição e necessidade subjetiva de dormir durante o dia (PEREIRA; TEIXEIRA; LOUZADA, 2010). A SDE, comum na adolescência, está associada ao declínio de produtividade em atividades escolares e tarefas cotidianas (BARBOSA, et al., 2020). Este estudo teve como objetivo identificar as frequências das variáveis de sonolência diurna excessiva em sala de aula e nas lições de casa em estudantes do ensino médio. Faz parte do Projeto Elcas “Estudo Longitudinal do Comportamento do adolescente na Atividade Física e Saúde”. A amostra foi composta por escolares regularmente matriculados no primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino em Montes Claros - Minas Gerais. A coleta de dados iniciou-se em setembro de 2022. Para a avaliação dos hábitos de sono aplicou-se a Escala de Sonolência Diurna Pediátrica – PDSS, validada para adolescentes brasileiros. Foram avaliados 563 adolescentes, média de idade de 15,4 anos (DP±0,74), 49,0 % do sexo masculino, apenas 29,0% brancos. Utilizou-se a estatística descritiva, analisadas por meio do software estatístico SPSS®. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (n° 5.287.269/2002). Em relação à frequência com a qual dormem ou sentem sono na escola, apenas 27,4% relataram nunca ou quase nunca sentirem sono em sala de aula. Quanto à dificuldade em se manterem despertos durante a realização das lições de casa, grande maioria (71,6%) apresentaram dificuldade habitual, frequentemente ou na maioria das vezes. Pode-se identificar elevada prevalência de estudantes do ensino médio com sonolência diurna em sala de aula e nas lições de casa. Sugere-se a realização de intervenções multicomponentes com enfoque na higienização e adoção de hábitos salutares de sono, bem como o desenvolvimento de estudos de associação, a fim de que possam ser identificadas possíveis variáveis de interferência neste comportamento.

  • Palavras-chave
  • Sonolência Diurna, Estudantes, Ensino Médio
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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