O sono é um processo natural do organismo, essencial à reparação e à manutenção da saúde; importante no processo de consolidação da memória, aprendizagem e desenvolvimento escolar (CRONFLI, 2002; VALLE; VALLE; REIMÃO, 2009). Padrões de sono insuficientes tendem a desencadear a sonolência diurna excessiva (SDE), caracterizada pela predisposição e necessidade subjetiva de dormir durante o dia (PEREIRA; TEIXEIRA; LOUZADA, 2010). A SDE, comum na adolescência, está associada ao declínio de produtividade em atividades escolares e tarefas cotidianas (BARBOSA, et al., 2020). Este estudo teve como objetivo identificar as frequências das variáveis de sonolência diurna excessiva em sala de aula e nas lições de casa em estudantes do ensino médio. Faz parte do Projeto Elcas “Estudo Longitudinal do Comportamento do adolescente na Atividade Física e Saúde”. A amostra foi composta por escolares regularmente matriculados no primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino em Montes Claros - Minas Gerais. A coleta de dados iniciou-se em setembro de 2022. Para a avaliação dos hábitos de sono aplicou-se a Escala de Sonolência Diurna Pediátrica – PDSS, validada para adolescentes brasileiros. Foram avaliados 563 adolescentes, média de idade de 15,4 anos (DP±0,74), 49,0 % do sexo masculino, apenas 29,0% brancos. Utilizou-se a estatística descritiva, analisadas por meio do software estatístico SPSS®. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (n° 5.287.269/2002). Em relação à frequência com a qual dormem ou sentem sono na escola, apenas 27,4% relataram nunca ou quase nunca sentirem sono em sala de aula. Quanto à dificuldade em se manterem despertos durante a realização das lições de casa, grande maioria (71,6%) apresentaram dificuldade habitual, frequentemente ou na maioria das vezes. Pode-se identificar elevada prevalência de estudantes do ensino médio com sonolência diurna em sala de aula e nas lições de casa. Sugere-se a realização de intervenções multicomponentes com enfoque na higienização e adoção de hábitos salutares de sono, bem como o desenvolvimento de estudos de associação, a fim de que possam ser identificadas possíveis variáveis de interferência neste comportamento.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
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