Resumo Simples
A partir do momento em que as aulas de Matemática abarcam a inserção das brincadeiras e jogos pedagógicos, torna-se possível a construção do conhecimento, desvendar as peculiaridades de cada discente, promover a competição, bem como a aprendizagem, tornando assim as aulas mais atrativas e estimulantes, dentro de uma proposta intencional e permissível. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo é analisar a importância das atividades lúdicas e pedagógicas nas aulas de Matemática nas séries iniciais, tendo como embasamento o olhar docente sobre o emprego dessas estratégias de aprendizagem. Vários são os tipos de brincadeiras e jogos pedagógicos que podem ser desenvolvidos em sala de aula, permitindo e oportunizando o raciocínio lógico, bem como, a promoção das habilidades e competências dos discentes acerca da concepção da Matemática, tornando assim, tal disciplina mais atrativa e menos tediosa. A inserção desses métodos vem potencializar o cotidiano da sala de aula, tornando o ambiente escolar dinâmico e estimulante, nada obstante, torna-se primordial o planejamento de toda e qualquer práxis pedagógica, principalmente para as propostas e objetivos que deseja serem alcançados. É sabido que as discussões em torno das práticas lúdicas pedagógicas no ensino da Matemática são essenciais, mas é importante frisar que para a compreensão dos diversos conteúdos dessa disciplina diferentes métodos lúdicos devem ser utilizados, mas todos devem ser desenvolvidos por meio de regras, nos quais a socialização e cooperação para a promoção do jogo e das suas regras se concretizam, tornando os alunos/jogadores as peças fundamentais para obtenção exitosa dos resultados. O percurso metodológico encontra-se pautado em referenciais bibliográficos de autores que discutem sobre a aprendizagem da Matemática por meio da intervenção lúdica pedagógica, como Eleutério e Gonzaga (2017), Friedman (1996), Godoy e Menegazzi (2011), dentre outros, observação participante, além de entrevistas realizadas com professores das séries iniciais de uma instituição de ensino da cidade Montes Claros-MG. As informações coletadas servirão de dados para o desenvolvimento da análise acerca do objetivo aqui delineado dentro da produção de dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros além da prática docente concebida, vivida e experenciada em sala de aula. Espera-se que os alunos tenham interesse pela Matemática através do uso dos jogos, tornando a aprendizagem dessa disciplina significativa e satisfatória.
Referências
ELEUTÉRIO, Célia; GONZAGA, Amarildo. Jogos didáticos: alternativas no ensino de química. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, n. 3, p. 66-75, 2017.
FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender-o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
GODOY, Cyntia Luane Silva; MENEGAZZI, Marlene. O uso de jogos no ensino da Matemática. Comunicação apresentada em XIV Salão Intermunicipal de pesquisa. Lutheran University of Brazil, Guaíba, 2011.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica