O presente trabalho foi realizado no dia 01/12/2022 com a visita feita pelas acadêmicas Ellen Rodrigues Muniz, Ingred Gonçalves Brito, Mariana Dias Silva, do terceiro período de pedagogia - UNIMONTES, a um centro de educação infantil. O centro educacional é uma instituição pública, está localizada em Brasília de Minas MG, e atende em média 250 crianças por ano letivo, disposta em Maternal I, II, III com idades entre 0 a 3 anos. A creche atende no período integral entre 7:00 horas da manhã às 15:00 horas da tarde.
A visita foi feita com o intuito de observar e analisar os diferentes espaços utilizados no CEMEI para o desenvolvimento das diversas atividades propostas em seus planejamentos. Segundo Tiriba,“as crianças têm verdadeiro fascínio pelos espaços externos porque eles são o lugar da liberdade”, onde as vivências têm fruição, onde o adulto não controla seus corpos e o desenvolvimento integral é a prioridade, e não apenas o desenvolvimento das capacidades intelectuais(2018, p. 40), Na visita ao CEMEI foram realizadas as observações quanto à rotina das Crianças, e aos diversos espaços disponíveis na instituição, e no funcionamento do Centro como um todo.
Foram consolidadas informações e ensinamentos que serão utilizados em nossa formação e colocados em prática em nossa atuação como futuras pedagogas, buscando sempre resguardar o educar, o brincar e a relação dos educandos com a natureza. Expor a importância de trabalhar a natureza, tendo em vista sua colaboração para o desenvolvimento das crianças, não apenas na área da ciência mas em todos os campos de sua vida. Essa experiência fez com que nos interessasse pela introdução do contato com a natureza na rotina dos pequenos, apesar de o espaço verde do Cemei ser pouco utilizado pelos docentes, as crianças não estão tendo o contato com a natureza na instituição, De modo a contribuir para o desenvolvimento dos pequenos. A escola precisa praticar o desemparedameto, permitindo que as crianças possam brincar livremente e assim, construir uma relação saudável junto com a natureza. Essa ideia do desemparedamento, é sair literalmente para fora das paredes, deixando as crianças explorarem espaços externos como o pátio jardins e o espaço verde da escola, podem ter um potencial educativo muito amplo para o educando.
O contato do educando com as plantas e flores, respirar ar puro, tomar banho de chuva e brincar na terra são hábitos muito saudáveis. Afinal, esse contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento das crianças tanto o cognitivo, o psicológico e o desenvolvimento físico, essas atividades devem ser estimuladas logo nos primeiros anos de vida, quando a criança está na fase de conhecer e descobrir tantas coisas novas, só assim elas se tornaram adultos conscientes em preservação e cuidado com a natureza. Finalizamos esse relato com a certeza de ter absorvido informações e ensinamentos que serão utilizados em nossa formação e colocados em práticas na nossa atuação como pedagogas, buscando sempre resguardar o educar, o brincar e a relação com a natureza dos educandos.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica