O presente artigo objetiva apresentar a noção de Medicalização na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural (PHC) e dos fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético, tomando a infância e a educação escolar como panos de fundo. Nos baseamos nos pressupostos teóricos de Vygotsky, compreendendo o desenvolvimento humano dentro de toda sua complexidade. A partir da perspectiva histórico-cultural, entende-se o homem na dimensão das leis sócio-históricas e não na ordem de leis do estritamente biológico, evitando reducionismos na compreensão do processo de desenvolvimento do homem cultural. As análises de sujeito e subjetividade, nas diferentes interpretações da obra de Vygotsky, relacionam-se à identificação das reflexões deste autor, que alcançam parte desta complexidade, no caráter dialético de sua obra e de sua leitura acerca do desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Também somos norteados pelos preceitos da Pedagogia Histórico-Crítica, que cumpre seu papel de teoria crítica e nos auxilia a fazer uma análise na perspectiva dos dominados, para que consigamos assim perceber os limites e inconsistências das teorias hegemônicas e subverter tais narrativas, contextualizando-as histórica, social e epistemologicamente. Como resultados parciais, apontamos que a maneira como a PHC pensa os processos de aprendizagem e desenvolvimento humanos, ou seja, datados historicamente e marcados culturalmente, vai de encontro ao processo de medicalização, em que predomina uma leitura determinista biológica e individualista, alimentando o cenário de banalização de diagnósticos psiquiátricos na infância, em especial no contexto escolar. Com isto, buscamos apreender, através de uma revisão de livros e artigos que tratam de nosso objeto de estudos, as referidas narrativas envolvidas no processo de Medicalização da Educação para que este estudo consiga trazer luz para as reflexões e questionamentos que gostaríamos de suscitar.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica