A MEDICALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: SOCIEDADE, ESCOLAS E ALUNOS NO ITINERÁRIO DAS NOMEAÇÕES DIAGNÓSTICAS

  • Autor
  • Kátia Vanelli Leonardo Guedes Oliveira
  • Co-autores
  • César Rota Junior
  • Resumo
  •  

    O presente artigo objetiva apresentar a noção de Medicalização na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural (PHC) e dos fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético, tomando a infância e a educação escolar como panos de fundo. Nos baseamos nos pressupostos teóricos de Vygotsky, compreendendo o desenvolvimento humano dentro de toda sua complexidade. A partir da perspectiva histórico-cultural, entende-se o homem na dimensão das leis sócio-históricas e não na ordem de leis do estritamente biológico, evitando reducionismos na compreensão do processo de desenvolvimento do homem cultural. As análises de sujeito e subjetividade, nas diferentes interpretações da obra de Vygotsky, relacionam-se à identificação das reflexões deste autor, que alcançam parte desta complexidade, no caráter dialético de sua obra e de sua leitura acerca do desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Também somos norteados pelos preceitos da Pedagogia Histórico-Crítica, que cumpre seu papel de teoria crítica e nos auxilia a fazer uma análise na perspectiva dos dominados, para que consigamos assim perceber os limites e inconsistências das teorias hegemônicas e subverter tais narrativas, contextualizando-as histórica, social e epistemologicamente. Como resultados parciais, apontamos que a maneira como a PHC pensa os processos de aprendizagem e desenvolvimento humanos, ou seja, datados historicamente e marcados culturalmente, vai de encontro ao processo de medicalização, em que predomina uma leitura determinista biológica e individualista, alimentando o cenário de banalização de diagnósticos psiquiátricos na infância, em especial no contexto escolar. Com isto, buscamos apreender, através de uma revisão de livros e artigos que tratam de nosso objeto de estudos, as referidas narrativas envolvidas no processo de Medicalização da Educação para que este estudo consiga trazer luz para as reflexões e questionamentos que gostaríamos de suscitar.

     

  • Palavras-chave
  • Medicalização. Educação. Psicologia Histórico-Cultural
  • Área Temática
  • Formação de professores.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica