PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA TENDO EM VISTA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Autor
  • Amanda Tolomelli Brescia
  • Resumo
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    Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Belo Horizonte, tendo em vista o uso de tecnologias digitais. Para alcançar tal objetivo será realizada a identificação do perfil e apropriação tecnológica dos/as professores/as da rede citada, a verificação dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática pedagógica do/a professor/a e buscaremos conhecer as atividades e/ou projetos desenvolvidos pelos/as professores/as envolvendo a utilização pedagógica das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Considera-se a relevância e o impacto desta pesquisa como extremamente alto para a Educação Básica, uma vez que embora tenha sido percebida a importância das tecnologias digitais na educação muito antes do advento da pandemia de COVID-19, o máximo de investimento que as escolas e redes de escolas fizeram foi emprestar notebooks e projetores para a realização de aulas ditas tecnológicas. Pondera-se, entretanto, que o uso desses recursos não era generalizado e continuou não sendo após retorno às salas de aula, em meados de 2021, início de 2022, não sendo possível datar quando tal retorno iniciou no Brasil. Assim sendo, considera-se que se faz necessário conhecer a realidade das escolas de educação básica e o perfil e apropriação tecnológica de professores e professoras buscando compreender quais usos tem sido feito das tecnologias digitais, quais atividades e/ou projetos tem sido desenvolvido, mas principalmente o que falta para que este uso seja mais eficiente, mais exitoso no que tange a educação brasileira. Espera-se conhecer as práticas pedagógicas destes professores tendo em vista o uso de tecnologias digitais e a partir de tais levantamentos e análises será desenvolvido um guia contendo diretrizes de uso de tecnologias digitais acessíveis para professores/as da Educação Básica. A relevância e impacto da pesquisa tange ainda a contribuição para a formulação de políticas públicas por este município no que tange tanto a aquisição de aparatos tecnológicos e formação continuada de professores nesta temática, bem como contribuirá para a prática pedagógica de docentes que utilizarem da cartilha disponibilizada.

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologias digitais da Informação e Comunicação; Práticas Pedagógicas; Inovação Pedagógica; Educação Básica.
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
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