Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Belo Horizonte, tendo em vista o uso de tecnologias digitais. Para alcançar tal objetivo será realizada a identificação do perfil e apropriação tecnológica dos/as professores/as da rede citada, a verificação dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática pedagógica do/a professor/a e buscaremos conhecer as atividades e/ou projetos desenvolvidos pelos/as professores/as envolvendo a utilização pedagógica das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Considera-se a relevância e o impacto desta pesquisa como extremamente alto para a Educação Básica, uma vez que embora tenha sido percebida a importância das tecnologias digitais na educação muito antes do advento da pandemia de COVID-19, o máximo de investimento que as escolas e redes de escolas fizeram foi emprestar notebooks e projetores para a realização de aulas ditas tecnológicas. Pondera-se, entretanto, que o uso desses recursos não era generalizado e continuou não sendo após retorno às salas de aula, em meados de 2021, início de 2022, não sendo possível datar quando tal retorno iniciou no Brasil. Assim sendo, considera-se que se faz necessário conhecer a realidade das escolas de educação básica e o perfil e apropriação tecnológica de professores e professoras buscando compreender quais usos tem sido feito das tecnologias digitais, quais atividades e/ou projetos tem sido desenvolvido, mas principalmente o que falta para que este uso seja mais eficiente, mais exitoso no que tange a educação brasileira. Espera-se conhecer as práticas pedagógicas destes professores tendo em vista o uso de tecnologias digitais e a partir de tais levantamentos e análises será desenvolvido um guia contendo diretrizes de uso de tecnologias digitais acessíveis para professores/as da Educação Básica. A relevância e impacto da pesquisa tange ainda a contribuição para a formulação de políticas públicas por este município no que tange tanto a aquisição de aparatos tecnológicos e formação continuada de professores nesta temática, bem como contribuirá para a prática pedagógica de docentes que utilizarem da cartilha disponibilizada.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica