UTILIZAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

  • Autor
  • Eva Thamires Gonçalves Ferreira
  • Co-autores
  • Gabriele Pereira Duarte , Maria Luiza Gomes
  • Resumo
  • Esse trabalho apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre o tema princípio multiplicativo. A proposta de ensino foi aplicada em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual participante do programa Residência Pedagógica e objetivou sanar as dificuldades dos estudantes sobre o tema em questão. Essas dificuldades foram identificadas através do baixo desempenho dos estudantes na prova trimestral do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). Os resultados parciais apontam que os alunos se tornaram mais engajados e motivados com o conteúdo trabalhado. 

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica, Princípio Multiplicativo, Sequência Didática, Jogos.
  • Área Temática
  • Educação matemática
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica