A presente pesquisa visa discutir as transformações do mundo do trabalho a partir da precarização do trabalho dos professores e desvalorização da profissionalização docente, especialmente, com pano de fundo no modo de produção do capital e a ordem neoliberal que vem progressivamente assumindo uma posição de destaque e força, provocando impactos nos setores laborais. Trata-se de uma investigação de natureza exploratória, a partir da abordagem qualitativa, aplicada no território empírico da rede municipal de educação básica belorizontina, cujo objetivo consiste em analisar o fenômeno da precarização do trabalho dos professores e desvalorização da profissionalização docente na rede municipal de educação no município de Belo Horizonte num recorte temporal dos últimos dez anos. Apoiado nos referenciais teóricos que discutem neoliberalismo/capitalismo (MÉSZÁROS, 2009; OLIVEIRA, 2011; ANDERSON, 1995, ANTUNES, 2008; PERONI, 2009; MAUÉS, 2011) e as reformas do Estado brasileiro que privilegiam o interesse da agenda neoliberal com implicações no mundo do trabalho (PASSOS, 2016; CIAVATTA, 2009) especialmente, na ofensiva da precarização do trabalho docente e desvalorização da profissão do professor (ALVES, 2011). Os dados serão levantados a partir da análise documental dos dispositivos municipais. E as análises das informações interpretadas qualitativamente com base teórica de aproximação com o Método Teórico da Dialética com inclinações marxistas (FRIGOTTO, 2010; NETTO, 2011) que supera a análise crítica-mecanicista por uma perspectiva crítico-dialética. Assim sendo, a pesquisa apresenta relevância social, acadêmica e científica, tem aderência com a linha de Pesquisa Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais e dialoga com interesse de orientadores do PPGEDU-UEMG. Trata-se de um estudo pertinente e atual, considerando que a educação é vista como mercadoria e como um dos setores nos quais o agente do grande capital, sob a hegemonia da ideologia neoliberal, impõe mudanças que interferem diretamente no trabalho docente.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica