TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E PROFISSÃO DOCENTE

  • Autor
  • Paulo Christian Leao Ribeiro
  • Co-autores
  • Daniela Oliveira Ramos dos Passos
  • Resumo
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    A presente pesquisa visa discutir as transformações do mundo do trabalho a partir da precarização do trabalho dos professores e desvalorização da profissionalização docente, especialmente, com pano de fundo no modo de produção do capital e a ordem neoliberal que vem progressivamente assumindo uma posição de destaque e força, provocando impactos nos setores laborais. Trata-se de uma investigação de natureza exploratória, a partir da abordagem qualitativa, aplicada no território empírico da rede municipal de educação básica belorizontina, cujo objetivo consiste em analisar o fenômeno da precarização do trabalho dos professores e desvalorização da profissionalização docente na rede municipal de educação no município de Belo Horizonte num recorte temporal dos últimos dez anos. Apoiado nos  referenciais teóricos que discutem neoliberalismo/capitalismo (MÉSZÁROS, 2009; OLIVEIRA, 2011; ANDERSON, 1995, ANTUNES, 2008; PERONI, 2009; MAUÉS, 2011) e as reformas do Estado brasileiro que privilegiam o interesse da agenda neoliberal com implicações no mundo do trabalho (PASSOS, 2016; CIAVATTA, 2009) especialmente, na ofensiva da precarização do trabalho docente e desvalorização da profissão do professor (ALVES, 2011). Os dados serão levantados a partir da análise documental dos dispositivos municipais. E as análises das informações interpretadas qualitativamente com base teórica de aproximação com o Método Teórico da Dialética com inclinações marxistas (FRIGOTTO, 2010; NETTO, 2011) que supera a análise crítica-mecanicista por uma perspectiva crítico-dialética. Assim sendo, a pesquisa apresenta relevância social, acadêmica e científica, tem aderência com a linha de Pesquisa Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais e dialoga com interesse de orientadores do PPGEDU-UEMG. Trata-se de um estudo pertinente e atual, considerando que a educação é vista como mercadoria e como um dos setores nos quais o agente do grande capital, sob a hegemonia da ideologia neoliberal, impõe mudanças que interferem diretamente             no trabalho docente.

     

  • Palavras-chave
  • Precariedade laboral. Sistema Capitalista. Agendas Neoliberais. Transformação mundo do Trabalho. Depreciação professor.
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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