NOVO ENSINO MEDIO E O ESVAZIAMENTO ESCOLAR.

  • Autor
  • Ariele Rezende Costa
  • Co-autores
  • Eveline Nogueira de Castro e Oliveira
  • Resumo
  • O trabalho apresenta reflexões sobre o esvaziamento escolar que vem acontecendo nos últimos anos, desde o advento do “novo ensino médio”. A proposta de um ensino técnico com o objetivo de desenvolver habilidades que contribuem para a formação do capital humano como pontua Mundy (2007) afastando os sujeitos das camadas populares do ensino superior que historicamente é inacessível a tais classes. Adorno (1995) preconiza os muitos problemas vivenciados na contemporaneidade pela educação brasileira, e com a reforma do ensino médio surge mais um: a perspectiva (ou falta dela) acerca da educação e escolarização como um meio de ascensão social, na medida em que os educandos em sua maioria almejam conseguir um emprego formal com a conclusão da educação básica. Porém, a educação ofertada hoje a esse público é capaz de formar cidadãos conscientes e críticos? Ou é apenas um ensino tecnocrático para as massas, que ignora subjetividades e individualidades? Não levando em consideração a realidade vivida pelos sujeitos envolvidos de forma direta em tal mudança. Com o propósito de discutir tais questionamentos, utilizamos autores como Adorno (1995), Mundy (2007), Saviani (2013), Duarte (2013), para uma pesquisa bibliográfica na construção desse trabalho.

     

  • Palavras-chave
  • Esvaziamento Escolar, Novo Ensino Médio, Camadas Populares.
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica