Este projeto de pesquisa tem como questão norteadora compreender como ser mulher interfere na prática do conteúdo de Futebol e Futsal no curso de graduação em Educação Física (EF) na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Através de uma realidade social que os homens têm monopólio sobre os esportes mencionados, realizar uma pesquisa sobre essa questão. Como objetivo geral do estudo, iremos investigar como as acadêmicas de Educação Física vivenciam as aulas práticas de futebol/futsal. A pesquisa se embasará no referencial teórico do feminismo materialista de Izquierdo (2013), nas pesquisas voltadas sobre mulheres e esporte de Goellner (2004) e na contextualização histórica da EF escolar trazida por Darido (2005). Os procedimentos metodológicos utilizados serão a observação e a entrevista (Gil 2008), ambos direcionados para as alunas que estejam frequentando as disciplinas mencionadas durante o segundo semestre de 2023. Como hipótese, a maioria das acadêmicas terá mais dificuldades no aprendizado dos fundamentos dos esportes por falta de vivência corporal representada pelo sistema sexo-gênero. Ressalta-se que este trabalho auxilia no debate de uma universidade com participação democrática e ativa de todas e todos, ao possibilitar ferramentas que possam vir a contribuir com uma inserção social das futuras professoras e de seus/suas estudantes.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica