LITERATURA SURDA EM MEMÓRIAS: O SUJEITO SURDO E A FAMÍLIA EM PROCESSO MÚTUO DE SUBJETIVAÇÃO

  • Autor
  • Leandro Ferreira Morais
  • Resumo
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     Ao falar da Literatura Surda é preciso primeiro entender que a criança surda precisa aprender a Língua de Sinais. É sabido que o contato diário com a Libras é muito importante para o desenvolvimento do surdo, para refletir sobre si mesmo, sobre seu comportamento, sentimentos e entender-se como sujeito de sua própria história. Para tanto, o apoio da família também é primordial nesse processo, todos precisam se envolver e proporcionar a comunicação e participação desse indivíduo Surdo em todos os momentos, no ambiente familiar e fora dele, para que ele guarde memórias e experiências que contribuirão para se descobrir como sujeito Surdo pertencente a uma comunidade com sua própria língua, identidade e cultura. Desse modo, a partir da análise de tres relatos autobiográficos presentes na obra Família sem libras: até quando?, coletânea organizada por Cleusa Inês Ziesmann, Gladis Perlin, Shirley Vilhalva e Sonize Lepke, o objetivo é identificar processos de subjetivação por meio do contato com a Língua de Sinais e das relações familiares. Para isso, será feita análise da presença de narrativas autobiográficas nos estudos da Literatura Surda com o apoio teórico acerca da escrita de si, de Michel Foucault (2009), e seus processos de subjetivação na relação língua e família, trazendo a discussão debates propostos por Kanavillil Rajagopalan (2003), Karin Strobel (2018), Luiz Claudio da Costa Carvalho, entre outros.

     

  • Palavras-chave
  • Literatura Surda; Língua de sinais; Família; Processos de Subjetivação.
  • Área Temática
  • Educação inclusiva.
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