CURRÍCULO E SABERES DOS DISCENTES: VOZES SILENCIADAS E CLAMORES OUVIDOS

  • Autor
  • Renata Cardoso Oliveira
  • Resumo
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    O presente artigo emerge de uma dissertação de mestrado, que teve como foco analisar (im)possibilidades de reconhecimento e mobilização dos saberes dos/as discentes na recriação curricular do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano/Campus Posse. O currículo nessa pesquisa é entendido como um texto discursivo carregado de sentidos, construído social e historicamente por todos/as que dele participam. Embasamos nossos estudos nas ideias dos pesquisadores Macedo (2004, 2007, 2012, 2013, 2016), Arroyo (2011), Candau (2011), Lopes e Macedo (2011) acerca da construção curricular. Pautadas na etnopesquisa crítica analisamos o projeto pedagógico do curso visando compreender se, e como, os pressupostos possibilitam a participação discente na (re) construção curricular. Em seguida realizamos entrevistas em grupo com estudantes representantes de turma e concluintes do 3º ano do ensino médio, para entender como as/os discentes se veem no currículo do curso, além da influência dos espaços de escuta discente na construção e/ou mobilização do currículo. A pesquisa evidenciou que efetivar nas Instituições Educacionais os espaços de fala e escuta, a acolhida, o reconhecimento e validação das vozes dos/as discentes oportuniza possibilidades de se verem enquanto atores e protagonistas das suas histórias, e, portanto, construtores de conceitos, ideias, concepções e de currículo. A investigação revelou que as experiências, os sentidos e os significados atribuídos pelos/as discentes acerca do pertencimento ao currículo, estão relacionados com os espaços de escuta possíveis na instituição. Conforme as/os partícipes, os referidos espaços possibilitam a construção identitária enquanto jovem e discente do curso. As descobertas acerca de si e do curso, a superação de inseguranças, a construção de sonhos e projeto de vida, a autonomia e coragem para promover mudanças no curso indicam como as/os discentes se reconhecem como autor/autora do currículo. O estudo indicou que a promoção de diferentes e complementares espaços de fala e escuta dos/das estudantes são fundamentais para o sentir-se discente curriculante do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano/Campus Posse. A instituição de pressupostos pedagógicos e posturas dialógicas são fundamentais a mobilização dos saberes dos/as discentes na recriação curricular.

     

  • Palavras-chave
  • Vozes discentes; Saberes; Currículo; Instituto Federal Goiano
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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