A universidade no século XXI

  • Autor
  • Sergio Moreno Lopes Ferreira
  • Resumo
  • O papel das IES foi alterado no decurso dos anos, e através de políticas públicas aumentou-se a representatividade das instituições particulares. Em que pese as instituições particulares ganharem destaque, inclusive usando políticas de mercado, a avaliação tem sido utilizada como uma ferramenta de controle do Estado sobre as universidades, sem considerar as particularidades de cada instituição. Assim, medidas estatais impactam no mercado e na qualidade da educação, visto que as avaliações são utilizadas mais como indicadores de resultado financeiro que acadêmico. 

     
  • Palavras-chave
  • Reformas Políticas, Avaliação do Ensino Superior, IES
  • Área Temática
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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