As Ciências Naturais se utilizam de conceitos matemáticos como ferramentas para o entendimento de seus fenômenos. Supomos, pela nossa experiência como docente da educação básica, lecionando a disciplina Física, que o aprendizado de alguns conteúdos das Ciências Naturais não se torna pleno sem o entendimento da operação básica da divisão. Fica evidente que o aprendizado de conteúdos das Ciências Naturais depende do entendimento de propriedades da operação de divisão e que os alunos têm deficiências de aprendizado nesta operação, como, por exemplo, na identificação do efeito que a variação de um dos componentes de uma equação tem sobre os outros. Assim, por observações realizadas em nossa práxis e também com colegas de profissão, levantamos o seguinte questionamento: Em que medida o aprendizado das Ciências Naturais depende do domínio da operação básica de divisão? Para responder a esse questionamento, elencamos os seguintes objetivos: 1) realizar um levantamento de pesquisas que abordem o ensino e aprendizagem de frações e operação de divisão na Educação Básica, de forma a evidenciar: i) como o processo de divisão é retratado nos livros didáticos no Brasil e pesquisas científicas brasileiras; ii) o que a literatura aponta sobre as propriedades do processo de divisão, relacionando esse processo com os conteúdos das Ciências Naturais; 2) analisar os conteúdos de Ciências Naturais do Ensino Médio, a fim de identificar uma associação desses com a operação de divisão; 3) identificar as habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionadas aos conteúdos de Física, Química e Biologia que se relacionam com a operação de divisão; 4) identificar, através das provas sistêmicas de Matemática e Ciências, as questões que envolvem divisão e fração, buscando uma associação entre o domínio do conteúdo na Matemática e a capacidade de desenvolvê-lo nas Ciências. Como fundamentos teóricos serão abordados estudos de Camarena (2017), Drabik (2008) e Vergnaud (2009), que retratam o tema dos processos de aprendizagem e suas contextualizações científicas e sociais. Esse estudo é do tipo qualitativo de análise de conteúdo e, como está em fase inicial, não possui resultados parciais.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica