A aprovação da Lei Federal nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, garante a presença dos profissionais assistentes sociais e psicólogos nas redes públicas de educação básica. Com o contexto de uma política de educação e investimentos precários, quais os desafios e contribuições que os assistentes sociais têm neste campo de atuação? A pesquisa objetiva analisar o trabalho do assistente social no setor escolar e suas contribuições. Nas unidades educacionais existem desafios tanto pedagógicos quanto sociais. O profissional do Serviço Social contribui atuando na emancipação do indivíduo, sendo este um dos princípios fundamentais do Código de Ética da profissão no contexto da disputa de projetos societários antagônicos. Traçando estratégias para as demandas identificadas e ampliando o conhecimento dos sujeitos sobre a sua realidade social e para a superação da alienação da classe proletária (MARTINS, 2012). O assistente social em contexto escolar atua diretamente com situações de vulnerabilidades econômicas dos alunos, das famílias dos alunos e do corpo docente. Trabalha com programas, acolhimentos, ações, etc. necessários para aproximar a interação entre comunidade, família e escola. Diante do exposto, segundo Amaro (2011) a escola é um campo de trabalho permeado por questões complexas que requer diferentes saberes e especializações para respondê-las, por isso se dá a importância do trabalho do assistente social para atuar além do contexto pedagógico expandindo para o contexto sócio-econômico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando fontes como artigos, livros, normativas, etc. Após a realização da pesquisa, percebe-se que o assistente social norteia-se por intervenções focadas nas demandas da questão social identificadas no cotidiano escolar. Dessa forma, é preciso seguir o projeto ético-político do Serviço Social, que reafirma o compromisso com a efetivação dos direitos dos usuários para defender a educação como um direito social.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica