IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO NORTE DE MINAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

  • Autor
  • Janete Aparecida Gomes Zuba
  • Co-autores
  • Dulce Pereira dos Santos , Maurício da Silva Soares
  • Resumo
  •  

    O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, direito público subjetivo de todo cidadão brasileiro, tem-se mostrado frágil na garantia do direito à educação, permanência e as aprendizagens dos jovens – adultos; não responde às suas demandas e aspirações presentes e futuras. Logo, a presente pesquisa pretende investigar as atuais políticas para o Novo Ensino Médio no Brasil que está sendo implementado em todas as escolas do país, iniciando pelas turmas de 1º Ano /2022. Buscamos identificar o que as legislações trazem de novo para a (re)organização desse segmento da Educação Básica.  A pesquisa tem por eixo uma abordagem qualitativa, que se justifica pelo caráter interpretativo e dialógico. Utilizaremos como instrumentos metodológicos: análise documental; grupo focal e entrevista semiestruturada, que permitam conhecer as percepções e opiniões dos sujeitos da pesquisa que serão gestores, professores e estudantes do Novo Ensino Médio do Norte de Minas. Os resultados parciais indicam que apesar dos esforços estatais no sentido de universalizar o acesso dos indivíduos à educação comum, esse acesso acaba não atingindo a todos os estudantes e assim persiste no país, a oferta de uma  educação  excludente. Percebemos o Novo Ensino Médio sem a mínima condição de oferta justa para todos os jovens. Podemos afirmar a partir dos estudos iniciais desta pesquisa que a implementação do Novo Ensino Médio no Brasil e de modo específico, na região onde se instala a Unimontes, não está atendendo aos anseios da comunidade escolar, a exemplo, podemos citar as disciplinas ofertadas que não atendem aos alunos e professores.

    Referências

     

    EVARISTO, B. B. D. ; ALVES, R. C. O ensino da geografia na percepção dos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Gastão Valle na cidade de Bocaiuva-MG. In.: Revista Ciranda, v. 4, p. 197-204, 2020.

     

    SANTOS, D. P.; ALVES, R. C. (Orgs.) . Programa Biotemas: A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão em prol da Educação Básica. 1. ed. Montes Claros-MG: Editora Unimontes, 2020.

     

    ZUBA, J. A. G. Reforma do Ensino Médio. Palestra (Ciclo de debates). 18 de dezembro de 2021. In.: Llaboratório de Geografia e Educação Popular. Universidade Federal de Uberlândia/UFU, 2021.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Médio, Formação Docente, Geografia
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica