PROJETO DE PESQUISA NO PROFEPT DO IFNMG – DUALIDADE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA LITERÁRIA

  • Autor
  • Maria Aparecida Antunes Moreira
  • Co-autores
  • Alex Lara Martins
  • Resumo
  •  

    O presente estudo tem como perspectiva apresentar um projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), que se encontra em fase de pré-qualificação. Em seu Regulamento Geral, o mestrado ProfEPT prevê a formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimentos como o desenvolvimento de produtos, por meio de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Este concentra-se na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pois trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na EPT com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos. A pesquisa situa-se no Macroprojeto 4 - História e memórias no contexto da EPT, que abriga projetos que trabalham as principais questões relacionadas à história e  memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do trabalho a partir de  estudos  de  disciplinas,  eventos,  instituições,  currículos,  espaços  de  formação  e recursos didáticos, entre outros.

     

  • Palavras-chave
  • Dicotomia. Origem. Materialismo histórico. Memorial. Machado de Assis.
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica