TEORIA DA HISTÓRIA E SABERES PEDAGÓGICOS: A TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA

  • Autor
  • Gabriel Lopes Silva
  • Resumo
  • Este trabalho tem por finalidade compreender elementos da epistemologia desta disciplina na relação entre Didática da História e Teoria da História. Portanto, o propósito deste trabalho é analisar a relação entre a Teoria da História e os saberes pedagógicos na constituição da Didática da História em três manuais: Didática e Prática de Ensino de História, de Selva Guimarães Fonseca (2005); Ensinar História, de Marlene Cainelli e Maria Auxiliadora Schmidt (2004); Ensino de História: fundamentos e métodos, de Circe Maria Fernandez Bittencourt (2004). Metodologicamente, a pesquisa sob a leitura dos materiais embasados, tendo como base o conceito de Didática da História de Rüsen (200), na essência de analisar constituição epistemológica da disciplina de Didática da História e a sua relação com a Teoria da História. Em suma, esta pesquisa pretende contribuir para as discussões sobre a disciplina de Didática da História, bem como sobre a relação entre a Teoria da História e o ensino de História através dos manuais analisados.

  • Palavras-chave
  • Manuais da Didática em História; Teoria da História; Didática da História
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
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  • Saberes e práticas docentes.

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