Este trabalho tem por finalidade compreender elementos da epistemologia desta disciplina na relação entre Didática da História e Teoria da História. Portanto, o propósito deste trabalho é analisar a relação entre a Teoria da História e os saberes pedagógicos na constituição da Didática da História em três manuais: Didática e Prática de Ensino de História, de Selva Guimarães Fonseca (2005); Ensinar História, de Marlene Cainelli e Maria Auxiliadora Schmidt (2004); Ensino de História: fundamentos e métodos, de Circe Maria Fernandez Bittencourt (2004). Metodologicamente, a pesquisa sob a leitura dos materiais embasados, tendo como base o conceito de Didática da História de Rüsen (200), na essência de analisar constituição epistemológica da disciplina de Didática da História e a sua relação com a Teoria da História. Em suma, esta pesquisa pretende contribuir para as discussões sobre a disciplina de Didática da História, bem como sobre a relação entre a Teoria da História e o ensino de História através dos manuais analisados.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica