O trabalho aqui apresentado refere-se a proposta de pesquisa que discute a relação professor-materiais curriculares à luz das demandas cognitivas em tarefas, bem como as implicações dessa interação para o conhecimento profissional docente e a aprendizagem dos estudantes. Toma como cenário de investigação as sequências de atividades e as tarefas matemáticas no contexto de aulas particulares de Matemática. A pesquisa busca propor reflexões em relação aos níveis de demandas cognitivas incorporadas nos materiais curriculares e sequências de atividades, por meio de suas tarefas. Também busca refletir sobre as implicações para a aprendizagem do professor e do estudante. O referencial teórico reporta-se às discussões sobre currículo e sua relação com o professor; o conhecimento profissional docente; e os níveis de demandas cognitivas. Desenvolvida no interior do Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM), a pesquisa será realizada em três etapas: a primeira refere-se à análise de tarefas em materiais curriculares, bem como dos textos de orientações, nos respectivos Manuais do Professor, para o desenvolvimento das tarefas; a segunda etapa remete-se à elaboração de uma sequência de atividades e a análise dos níveis de raciocínios de suas tarefas, bem como elaboração e discussão de orientações de ensino; a terceira etapa diz respeito ao processo de resolução dessa sequência por um grupo de estudantes, cujo foco de análise é a manifestação da cognição e os níveis de raciocínio.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica