DEMANDAS COGNITIVAS EM TAREFAS MATEMÁTICAS: PROPOSTA DE PESQUISA

  • Autor
  • CLEIA FERREIRA NIZ ROCHA
  • Co-autores
  • ANA PAULA PEROVANO
  • Resumo
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    O trabalho aqui apresentado refere-se a proposta de pesquisa que discute a relação professor-materiais curriculares à luz das demandas cognitivas em tarefas, bem como as implicações dessa interação para o conhecimento profissional docente e a aprendizagem dos estudantes. Toma como cenário de investigação as sequências de atividades e as tarefas matemáticas no contexto de aulas particulares de Matemática. A pesquisa busca propor reflexões em relação aos níveis de demandas cognitivas incorporadas nos materiais curriculares e sequências de atividades, por meio de suas tarefas. Também busca refletir sobre as implicações para a aprendizagem do professor e do estudante. O referencial teórico reporta-se às discussões sobre currículo e sua relação com o professor; o conhecimento profissional docente; e os níveis de demandas cognitivas. Desenvolvida no interior do Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM), a pesquisa será realizada em três etapas: a primeira refere-se à análise de tarefas em materiais curriculares, bem como dos textos de orientações, nos respectivos Manuais do Professor, para o desenvolvimento das tarefas; a segunda etapa remete-se à elaboração de uma sequência de atividades e a análise dos níveis de raciocínios de suas tarefas, bem como elaboração e discussão de orientações de ensino; a terceira etapa diz respeito ao processo de resolução dessa sequência por um grupo de estudantes, cujo foco de análise é a manifestação da cognição e os níveis de raciocínio.

     

  • Palavras-chave
  • Relação Professor-Materiais Curriculares. Níveis de Raciocínios. Demandas Cognitivas
  • Área Temática
  • Educação matemática
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