USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE MUDANÇA DE VARIÁVEIS DAS INTEGRAIS MÚLTIPLAS NO CÁLCULO INTEGRAL

  • Autor
  • Pedro Aurélio Cardoso da Silva
  • Co-autores
  • Janine Freitas Mota
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa tem como justificativa a necessidade de aprimoramento do ensino de Mudança de Variáveis nas Integrais Múltiplas no Cálculo Integral, uma vez que este tópico apresenta grande dificuldade por parte dos estudantes. A falta de visualização dos conceitos, bem como dos aspectos geométricos torna-se um dos problemas enfrentados pelos estudantes na aprendizagem deste tópico. Para contribuir com a aprendizagem desse tema, a pesquisa propõe o uso do software GeoGebra, que pode oferecer uma abordagem diferenciada no ensino e aprendizagem do mesmo, sobretudo no que diz respeito à visualização. Diante disso, busca-se responder: em que medida o uso do software GeoGebra pode contribuir para o ensino de Mudança de Variáveis das Integrais Múltiplas no Cálculo Integral? O objetivo é identificar as possíveis contribuições do software GeoGebra no ensino de Mudança de Variáveis das Integrais Múltiplas no Cálculo Integral em uma sequência de atividades. É essencial enfatizar a visualização nas representações das regiões de integração, sobretudo na mudança de variáveis, uma vez que a compreensão dos conceitos pode ser prejudicada, em certos casos, quando não há compreensão visual. David Tall (1991b apud Ferreira, 2021) destaca a importância de levar em consideração a compreensão dos estudantes em relação a conceitos matemáticos, mesmo que esses conceitos possam parecer intuitivos para um matemático experiente. O software GeoGebra pode ser um grande facilitador dessa compreensão, uma vez que o mesmo possibilita uma visualização dinâmica dos objetos matemáticos. A metodologia prevê uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, no âmbito da formação inicial de professores de Matemática na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os participantes serão estudantes do 5º período do curso de Licenciatura em Matemática. Será elaborada uma sequência de atividades utilizando o software GeoGebra, com applets criados pelo autor para facilitar a interação do aluno com o conteúdo. Antes da aplicação, será realizada uma atividade diagnóstica para identificar o nível dos estudantes em relação ao conteúdo. A avaliação dos resultados será contínua, com um levantamento das principais dificuldades dos alunos. Uma atividade final será aplicada para verificar o nível de abstração e de construção de conhecimentos dos alunos. Esse estudo está em fase inicial, portanto, não possui resultados parciais.

  • Palavras-chave
  • GeoGebra. Cálculo de Várias Variáveis. Educação Matemática no Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado
  • Área Temática
  • Educação matemática
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica