BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A EDUCAÇÃO COMO PROPRIEDADE PÚBLICO PRIVADA E SUAS IMPLICAÇOES

  • Autor
  • Maria Aparecida Pereira Lopes
  • Resumo
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    O presente trabalho tece reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que articula todo o processo de gestão, avaliação e regulação do currículo da educação básica brasileira, considerando que essa diretriz busca atender também avaliações externas. O pressuposto que orienta esse trabalho parte do entendimento que a BNCC foi elaborada com a participação da rede privada objetivando atender à política mercadológica global, tendo sua prática guiada pelo viés da privatização.  Evidencia-se que a BNCC é apresentada como transformação democrática e inovadora para a educação, no entanto, se faz necessário analisar o contexto que essa reforma foi articulada e aprovada, tendo em vista, que ela entrou no debate de política pública no Brasil entre 2015 e 2017 e se tornou a mais importante iniciativa de reforma, no ministério da educação (MEC). E a partir de 2016 quando ocorre o impeachment da Presidente Dilma do Partido dos Trabalhadores (PT), o seu substituto Michel Temer (PMDB) nomeia vários agentes para a pasta de Ministério da Educação (MEC) cujos princípios compactuavam com visões capitalistas dos organismos internacionais (BM, FMI etc.), evento que proporcionou a expansão do setor privado nos debates sobre a construção da BNCC, defendendo a reformulação dos currículos escolares em nível nacional com uma concepção pautada em competências e habilidades para consolidar interesses. Como procedimento metodológico além de uma pesquisa bibliográfica e documental, iremos analisar escritos de especialistas sobre a temática ora discutida. Dentro das conclusões, impõe -se a necessidade de compreender como as práticas de privatização explícitas em diretrizes curriculares reconfigura a organização da educação. Nesse contexto, o estudo evidencia a importância  de se promover um amplo debate a respeito dessas políticas bem como a luta e o compromisso de toda comunidade educacional em busca de uma educação pública de qualidade.

     

  • Palavras-chave
  • BNCC, política curricular, educação.
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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