No Brasil, o Ensino Religioso está amparado na liberdade de credo e pensamento, e tem disposto no artigo 33 da LDB (BRASIL, 1996) que a escola deve assegurar “o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil”. Diante disso, o presente trabalho, parte de uma pesquisa em andamento, tendo como objetivo geral, tecer breves reflexões sobre como se configura o Componente Ensino Religioso no Currículo de Referência de Minas Gerais – CRMG e como ele pode contribuir para combater a intolerância religiosa. Como objetivos específicos: verificar os aspectos históricos e legais da disciplina ensino religioso na escola pública brasileira; o caminho percorrido para a construção do Currículo de Referência de Minas Gerais e o que orienta o referido documento para o Componente Ensino Religioso. O problema que norteia nossa pesquisa parte da seguinte questão: Como o Componente Ensino Religioso, pode contribuir no combate a intolerância religiosa? Utilizaremos como aporte teórico autores (as): Siqueira e Baptista (2020), Siqueira (2022); Junqueira (2010), Santos (2019), Cury (2004), Cunha (2016), Dantas (2004) entre outros. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, qualitativa e documental. O tema está em consonância com o grupo de trabalho - Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo – uma vez que tem como foco o CRMG. Considera-se que a pesquisa empreendida até o momento, apresentou que no contexto atual o que está proposto no Componente Curricular de Ensino Religioso é fundamental para a efetivação de uma educação de fato emancipadora, e essencial para o combate a intolerância religiosa, entretanto existe uma lacuna na formação dos profissionais que atuam com a disciplina Ensino religioso que efetivamente contribua para o combate à intolerância religiosa e para uma sociedade mais humana.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica