A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA OS EDUCANDOS DA ESCOLA ESTADUAL ADELAIDE MEDEIROS

  • Autor
  • Mirele Ribeiro de Aquino
  • Co-autores
  • Lorrane Silvestre dos Santos , Margarete Rosa da Silva
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

    O relato apresentado é resultado de uma experiência pedagógica desenvolvida pelos residentes pedagógicos realizado na Escola Estadual Adelaide Medeiros em Brasília de Minas- MG.

     Este relato tem como objetivo descrever atividades pedagógicas, com a finalidade de auxiliar os educandos que apresentam certas dificuldades de aprendizagens em relação ao seu processo de ensino aprendizagem.

    As experiências realizadas por nós enquanto residentes baseiam se em observações, monitorias e regência. Esse momento de observação, monitoria e regência é de grande valia no âmbito escolar, bem como na nossa formação profissional. A observação, monitoria e regência tem importância fundamental na compreensão e transformação dos processos de ensino-aprendizagem em sala de aula, iniciando-se por uma série de questionamentos. 

    O objetivo geral do programa Residência Pedagógica - RP é fortalecer ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por alvo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica.

  • Palavras-chave
  • Regência, atividades pedagógicas, Programa Residência Pedagógica.
  • Área Temática
  • Alfabetização e letramento.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica