As vivências escolares correspondem à inserção do indivíduo em formação à vida social, sendo parte da sua constituição pessoal. Pensando no contexto escolar, um ambiente que não seja propício para se conviver deve ser observado e analisado, de forma a compreender a construção de tal panorama. Uma das dificuldades para obtenção de um ambiente saudável – ou resultado dela – é a violência escolar. O número de casos de violência no âmbito escolar vem crescendo e fomentando a busca por uma maior compreensão acerca do assunto, das motivações dos indivíduos envolvidos e das manifestações da violência em si. Este trabalho analisou o discurso de professores atuantes nas redes pública e privada acerca do tema, considerando seu tempo de atuação, sua formação e suas perspectivas pessoais quanto ao ensino no Brasil. A complexidade de tal assunto exige que se pense a respeito disso de forma cuidadosa e reflexiva, buscando entender todos os fatores que o envolvem.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica