O NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: um estudo de caso de uma escola estadual no município de Patis-MG

  • Autor
  • Djenane de Cássia Ferreira Lopes
  • Co-autores
  • Janete Aparecida Gomes Zuba
  • Resumo
  • O presente trabalho teve como objetivo geral, compreender o Novo Ensino Médio – NEM, em seu processo de implementação na Escola Estadual Francisco Andrade, localizada no município de Patis-MG. Foi realizada uma análise na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Trata-se de uma pesquisa de natureza Quanti-qualitativa, com levantamento bibliográfico, análise de dados obtidos por meio das fontes de órgãos públicos e aplicação de questionário. Os resultados apontam que há uma discrepância entre a proposta do NEM e a realidade da escola pesquisada. Falta infraestrutura escolar para implementação da reforma, não há recursos financeiros suficientes para garantir as grandes mudanças que propunha. 

  • Palavras-chave
  • Educação, Reformas, Novo Ensino Médio, Introdução
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
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Comissão Científica