PLANTÃO PSICOLÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: VULNERABILIDADE E RESISTÊNCIA

  • Autor
  • Emanuel Ribeiro de Queiroz
  • Co-autores
  • Sara França Castro
  • Resumo
  • O seguinte trabalho diz respeito ao relato de experiência da prática de plantão psicológico em uma escola pública de Montes Claros, MG. O plantão é um serviço no qual os estagiários estão dispostos em um período de tempo para acolher qualquer demanda que emerge, no cotidiano escolar, como urgência subjetiva. É uma modalidade de psicologia clínica, em uma intervenção situacional, cuja aplicação nas instituições oferece um espaço para escuta, acolhimento e compreensão das situações vivenciadas dentro ou fora do ambiente escolar. Aqui, relatamos brevemente o contexto das demandas atendidas e as possibilidades de intervenção dentro da escola, um ambiente normalmente resistente e tradicional.

  • Palavras-chave
  • Plantão psicológico; psicologia escolar; educação.
  • Área Temática
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
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  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
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