O presente trabalho tem como objetivo propor a inserção das mídias no Ensino Básico, como uma alternativa para tornar o ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, a fim de viabilizar a participação significativa dos discentes e aquisição do conhecimento. A tecnologia digital está cada vez mais presente no cotidiano do aluno e no âmbito escolar. No entanto, há a necessidade de compreender como os recursos midiáticos podem ser utilizados no ensino, possibilitando uma aprendizagem efetiva dos alunos e formação de cidadãos participativos e críticos. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: Como os aparatos tecnológicos podem contribuir para o processo ensino/aprendizagem dos discentes? E quais os desafios que os professores enfrentam ao utilizarem as tecnologias em sala de aula? A metodologia utilizada consistirá em revisão da literatura, posteriormente aplicação de questionários para professores de escolas públicas, que ministram diferentes disciplinas, visando compreender como eles utilizam as mídias em suas aulas, e quais suas perspectivas e dificuldades encontradas no uso das tecnologias. Com o acelerado avanço tecnológico, observa-se uma evolução dos recursos midiáticos disponíveis em um nível nunca visto antes. Essas constantes transformações transfiguram o modo de agir da sociedade moderna, possibilitando a acessibilidade à informação em tempo real, a qualquer lugar do planeta. Essas alterações produzidas na sociedade impactam os indivíduos e, dessa forma, os discentes de todos os graus de escolaridade. Diante desse fato, convém às escolas se prepararem para receber essa geração de alunos, resultados desta sociedade global e atual. Segundo Almeida (2013, p. 1) “a tecnologia não deve ser enfeite, mas sim, um meio viável que auxilia na aprendizagem dos discentes”. Banhara (2008), propõe ainda que os novos recursos midiáticos podem se tornar um relevante aliado no ensino, visto que há a maior interação e participação entre os alunos. Textos específicos, que anteriormente pareciam entediantes, ofertados na forma digital se tornam mais interessantes. Isso requer um conhecimento amplo dos educadores, para aproveitarem de forma satisfatória, o melhor que os meios tecnológicos têm a oferecer. Portanto, a pesquisa sobre o uso de mídias na Educação Básica contribui com a reflexão e a discussão sobre as práticas pedagógicas, enfatizando as possibilidades e desafios do uso das tecnologias no ambiente escolar.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica