MULHERES ROMANAS EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DOS SILÊNCIOS SOBRE ELAS EM MATERIAIS DIDÁTICOS RECENTES E UMA PROPOSTA DE TRABALHO ALTERNATIVO.

  • Autor
  • Giovana Ribeiro Pinto
  • Co-autores
  • Robson Murilo Grando Della Torre
  • Resumo
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    Neste trabalho, propomos fazer uma discussão sobre o modo como a participação feminina no mundo romano é trabalhada em materiais didáticos do ensino básico e ofereceremos uma alternativa para trabalhar esse assunto baseada em pesquisa desenvolvida no curso de história. Não raro, ao se tratar de períodos remotos, há uma maior ênfase em questões ligadas ao universo masculino (guerras, política, economia), especialmente, dos homens pertencentes à elite, submetendo os demais sujeitos históricos à invisibilidade e contribuindo para uma concepção tradicional, em que as mulheres ocupam um local de submissão. Posto isto, dividiremos nossa apresentação em dois momentos, em primeiro lugar, faremos uma análise de livros didáticos recentes mostrando o pouco espaço que dedicam ao estudo das mulheres no Império Romano e, quando o fazem, colocando-as em uma posição secundária. Em seguida, apoiando-nos em historiadoras da temática do gênero no mundo romano, tais como Lourdes Feitosa, Sarah Azevedo e Mary Beard, apresentaremos uma proposta de trabalho sobre a temática voltada para o ensino básico construída a partir da pesquisa que realizamos acerca das mulheres no final da República e início do Império Romano (79 a.C. – 14 d.C.). Observamos no decorrer dos estudos que, embora a figura feminina seja frequentemente alvo de silenciamentos, não necessariamente sua atuação era inexistente, pelo contrário, estavam sempre presentes, diretamente ou indiretamente dos assuntos públicos. Exemplo disso pode ser identificado na grande influência exercida por mulheres como Lívia Drusila (58 a.C. – 29 d.C.), Messalina (20 d.C. – 48 d.C.), Agripina Menor (15 d.C. – 59 d.C.), dentre tantas outras.  Por conseguinte, entendemos o quão pertinente é a discussão deste assunto e sua introdução no ensino básico, propiciando novas possibilidades quanto a História das Mulheres no âmbito educacional e, portanto, proporcionando um ensino e uma sociedade não desigual perante a questão de gênero.

     

  • Palavras-chave
  • História das mulheres; História de Roma; Livro didático.
  • Área Temática
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
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