RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NO ULTIMO PERÍODO DE GRADUAÇÃO

  • Autor
  • Alexsandro Pereira da Silva
  • Co-autores
  • Brenda Mireli da Costa Vieira , Jaine Nery Cardoso
  • Resumo
  •  

    O presente relatório tem como objetivo apresentar as percepções, experiências e aprendizados adquiridos no Programa Institucional Residência Pedagógica (RP) do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – Campus: Brasília de Minas, durante o período de novembro a abril de 2023. Este trabalho é resultado de uma experiência pedagógica desenvolvida com a educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.E. Adelaide Medeiros situada na cidade de Brasília de Minas – MG e tem por objetivo compartilhar as percepções e experiências pedagógicas construídas pelos residentes através do RP no campo da formação inicial de pedagogos e pedagogas como bolsistas e futuros professores/as da educação básica.

     

  • Palavras-chave
  • Experiências, Percepções, Formação. Residência Pedagógica.
  • Área Temática
  • Formação de professores.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica