A SALA DE AULA VAI À CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DA PSICOLOGIA SOCIAL

  • Autor
  • Joana Pérola Tavares Silva
  • Co-autores
  • Luara Guimarães Silva , Jaciany Soares Serafim
  • Resumo
  • Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    A Psicologia Social é uma área importante da Psicologia e é destaque nos currículos de cursos de formação de psicólogos no Brasil. Porém, seu estudo somente teórico não é capaz de refletir essa importância. Buscando integrar teoria e prática, alunos de Psicologia da UNIFIPMoc, foram a campo para conhecer as transformações ocorridas na comunidade e no sujeito a partir do trabalho realizado pelo Psicólogo Social. Esse trabalho foi relevante tanto para a formação profissional dos envolvidos, como para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

    Problema norteador e objetivos

    Como problemas norteadores questionamos: Como se dá a atuação do Psicólogo Social na prática? O que é discutido em sala de aula está de acordo com dia a dia da profissão? O objetivo geral foi assim definido: Relacionar teoria e prática com a atuação do Psicólogo Social.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    O relato foi construído a partir da abordagem qualitativa e descritiva, utilizando-se entrevista semiestruturada com seis perguntas, que foi gravada e realizada com um Psicólogo Social de um CRAS de Montes Claros/MG. As informações foram transcritas e analisadas para se atingir o objetivo proposto. Como procedimento ético foi assinado o TCLE.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A Psicologia Social analisa comportamentos, modo de vida, interação social e especificidades de cada sujeito e sua comunicação com o meio (LANE, 1984). Suas práticas devem ser orientadas pela ideia de práxis, para unificar suas diferentes teorias e propostas de ação em torno de uma internacionalidade comum que é a desfetichização do sujeito, ou a recuperação da vida, tanto nas pesquisas, quanto nas reflexões e práticas (SAWAIA, 2008). O propósito da psicologia social é o processo ensino-aprendizagem, pois elenca traços individuais que podem inserir o indivíduo em contextos sociais e vincula-o à esfera do pertencimento e criticidade no seu espaço.

    Resultados da prática

    Foi possível compreendermos de forma clara a dinâmica da psicologia social. Foi ressaltada a importância de estudo constante das políticas públicas, de provocar mudanças a partir das necessidades da comunidade e da aplicação da Psicologia de Grupos no dia a dia. Nesse sentido, o relato da entrevistada, evidenciou o quanto é desafiador sua atuação, já que o profissional fica diante de diversas realidades e diferentes demandas, tendo assim, que se adaptar a cada uma delas para fazer o trabalho da forma mais eficiente possível. Além disso, foi abordado que a visão do psicólogo social deve ser voltada para o contexto e história de cada pessoa, sendo necessário possuir uma autonomia no pensamento, desenvolvendo assim um pensar crítico acerca de cada situação.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o Grupo de Trabalho do COPED

    Este relato é de grande relevância social, pois promove uma ampla discussão sobre a prática da psicologia social com a teoria ensinada em sala de aula, e nesse sentido, se relaciona com o Grupo de Trabalho do COPED, já que aproxima os estudantes dessa práxis, proporcionando uma expansão desse conhecimento e mostrando a importância de um projeto de ensino prático na formação acadêmica.

    Considerações finais

    Podemos concluir que o objetivo foi alcançado pois o relato mostrou que o conteúdo discutido em sala de aula reflete a prática cotidiana do profissional psicólogo social. Sugere-se o aprofundamento dessa temática em estudos futuros para analisar o dinamismo no campo da psicologia social. 

  • Palavras-chave
  • Psicologia, práxis, formação.
  • Área Temática
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
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  • Saberes e práticas docentes.

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