Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A Psicologia Social é uma área importante da Psicologia e é destaque nos currículos de cursos de formação de psicólogos no Brasil. Porém, seu estudo somente teórico não é capaz de refletir essa importância. Buscando integrar teoria e prática, alunos de Psicologia da UNIFIPMoc, foram a campo para conhecer as transformações ocorridas na comunidade e no sujeito a partir do trabalho realizado pelo Psicólogo Social. Esse trabalho foi relevante tanto para a formação profissional dos envolvidos, como para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Problema norteador e objetivos
Como problemas norteadores questionamos: Como se dá a atuação do Psicólogo Social na prática? O que é discutido em sala de aula está de acordo com dia a dia da profissão? O objetivo geral foi assim definido: Relacionar teoria e prática com a atuação do Psicólogo Social.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O relato foi construído a partir da abordagem qualitativa e descritiva, utilizando-se entrevista semiestruturada com seis perguntas, que foi gravada e realizada com um Psicólogo Social de um CRAS de Montes Claros/MG. As informações foram transcritas e analisadas para se atingir o objetivo proposto. Como procedimento ético foi assinado o TCLE.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A Psicologia Social analisa comportamentos, modo de vida, interação social e especificidades de cada sujeito e sua comunicação com o meio (LANE, 1984). Suas práticas devem ser orientadas pela ideia de práxis, para unificar suas diferentes teorias e propostas de ação em torno de uma internacionalidade comum que é a desfetichização do sujeito, ou a recuperação da vida, tanto nas pesquisas, quanto nas reflexões e práticas (SAWAIA, 2008). O propósito da psicologia social é o processo ensino-aprendizagem, pois elenca traços individuais que podem inserir o indivíduo em contextos sociais e vincula-o à esfera do pertencimento e criticidade no seu espaço.
Resultados da prática
Foi possível compreendermos de forma clara a dinâmica da psicologia social. Foi ressaltada a importância de estudo constante das políticas públicas, de provocar mudanças a partir das necessidades da comunidade e da aplicação da Psicologia de Grupos no dia a dia. Nesse sentido, o relato da entrevistada, evidenciou o quanto é desafiador sua atuação, já que o profissional fica diante de diversas realidades e diferentes demandas, tendo assim, que se adaptar a cada uma delas para fazer o trabalho da forma mais eficiente possível. Além disso, foi abordado que a visão do psicólogo social deve ser voltada para o contexto e história de cada pessoa, sendo necessário possuir uma autonomia no pensamento, desenvolvendo assim um pensar crítico acerca de cada situação.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o Grupo de Trabalho do COPED
Este relato é de grande relevância social, pois promove uma ampla discussão sobre a prática da psicologia social com a teoria ensinada em sala de aula, e nesse sentido, se relaciona com o Grupo de Trabalho do COPED, já que aproxima os estudantes dessa práxis, proporcionando uma expansão desse conhecimento e mostrando a importância de um projeto de ensino prático na formação acadêmica.
Considerações finais
Podemos concluir que o objetivo foi alcançado pois o relato mostrou que o conteúdo discutido em sala de aula reflete a prática cotidiana do profissional psicólogo social. Sugere-se o aprofundamento dessa temática em estudos futuros para analisar o dinamismo no campo da psicologia social.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica