DESAFIOS DA DOCÊNCIA NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DE ITAPEMIRIM/ES FRENTE À EXIGUIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS COM FOCO NA SAÚDE OCUPACIONAL

  • Autor
  • Vinicius da Silva Freitas
  • Co-autores
  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
  • Resumo
  •  

    E através das buscas e estudos sobre saúde ocupacional no ambiente escolar se chega á seguinte problemática: Quais os desafios da docência nas escolas em tempo integral de Itapemirim/ES frente à exiguidade de políticas públicas educacionais com foco na saúde ocupacional? A pesquisa terá como objetivos analisar a situação atual das instituições de Ensino Superior da Região Sul do Espirito Santo e Escolas em Tempo Integral do Município de Itapemirim/ES a partir das ações e organização educacional que facilite o ensino-aprendizagem baseados numa cultura preventiva com foco na saúde ocupacional do professor, conhecer e relacionar as experiências em segurança e saúde ocupacional que demonstrem a  extensão no campo educacional na área de Educação Física desde a formação inicial até as práticas profissionais. Desenvolver uma nova perspectiva sobre a saúde ocupacional envolve uma ênfase renovada no bem-estar e na qualidade de vida dos trabalhadores. Segundo ALLI (2008), o campo da saúde e segurança ocupacional compreende antecipar, reconhecer, avaliar e regular os perigos potenciais que possam comprometer a saúde e o bem-estar dos empregados, bem como da comunidade circundante e do meio ambiente. Notavelmente, poucas escolas estão oferecendo aos professores todas ou mesmo a maioria das condições de trabalho necessárias para um bom desempenho e para permanecerem comprometidos com o ensino. Isso é particularmente preocupante para escolas de baixa renda que atendem alunos, pois os novos professores têm diversas opções de carreira e podem não se dedicar ao ensino de longo prazo (BELTMAN et al., 2011). A metodologia empregada nesta pesquisa será desenvolvida obedecendo ao seguinte percurso: pesquisa bibliográfica, documental e de aplicação de questionário numa roda de conversa com os grupos de sujeitos em exercício da função docente no âmbito do ensino fundamental de escolas de Tempo Integral. No primeiro momento se disponibilizará a uma análise bibliográfica de autores que discutem sobre esse tema, ao mesmo tempo em que sugerem mecanismos que direcionem para estratégias com foco numa cultura preventiva na saúde ocupacional do professor que facilitem o processo de ensino-aprendizagem dentro e fora da sala de aula. A pesquisa terá caráter descritivo e exploratório tendo como foco 10 (dez) funcionários da Secretaria de Educação do município de Itapemirim, região sul do Espírito Santo, 06 (seis) gestores das 06 (seis) maiores escolas públicas do município e 18 (dezoito) professores de Educação Física, sendo 03 (três) de cada escola, onde tanto a equipe de gestão quanto os docentes serão abordados de forma a permitir um aprofundamento maior no desafio desses docentes diante da inexistência de políticas públicas educacionais no município de Itapemirim com foco na sua saúde ocupacional.

  • Palavras-chave
  • Políticas Públicas, Saúde Ocupacional, Docência.
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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