MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Karén Vitória Mendes Alves de Oliveira
  • Co-autores
  • Adenise Vieira de Souza
  • Resumo
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    O presente trabalho, busca descrever a experiência vivenciada como residente, do Módulo I do Programa de Residência Pedagógica (PRP), desenvolvida no segundo semestre do ano letivo de 2022, no Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Januária. A turma analisada era de 38 alunos do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. O problema norteador da experiência foi “O material concreto auxilia na aprendizagem de conceitos básicos de geometria?”. Tivemos o seguinte objetivo geral: “Aprender conceitos básicos de geometria utilizando o material concreto”. Para alcançar os objetivos foram relaizadas duas atividades, a primeira relacionada ao tangram e a segunda a construção de sólidos geométricos utilizando canudinhos. Concluímos que ensinar a geometria utilizando o material concreto, motiva e desperta o interesse da turma, gerando maior aprendizagem. Percebemos que, uma mesma turma pode apresentar estudantes com conhecimentos, duvidas e resoluções diferentes e que, o PRP pode ajudar os professores na realização de aulas mais dinâmicas.

     

  • Palavras-chave
  • Geometria, Material concreto
  • Área Temática
  • Educação matemática
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