O presente trabalho, busca descrever a experiência vivenciada como residente, do Módulo I do Programa de Residência Pedagógica (PRP), desenvolvida no segundo semestre do ano letivo de 2022, no Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Januária. A turma analisada era de 38 alunos do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. O problema norteador da experiência foi “O material concreto auxilia na aprendizagem de conceitos básicos de geometria?”. Tivemos o seguinte objetivo geral: “Aprender conceitos básicos de geometria utilizando o material concreto”. Para alcançar os objetivos foram relaizadas duas atividades, a primeira relacionada ao tangram e a segunda a construção de sólidos geométricos utilizando canudinhos. Concluímos que ensinar a geometria utilizando o material concreto, motiva e desperta o interesse da turma, gerando maior aprendizagem. Percebemos que, uma mesma turma pode apresentar estudantes com conhecimentos, duvidas e resoluções diferentes e que, o PRP pode ajudar os professores na realização de aulas mais dinâmicas.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica