CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS E NECESSIDADES SOCIOEDUCACIONAIS: É IMPOSSÍVEL NÃO PENSAR SUAS INFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES PROFESSORAS NEGRAS EM MONTES CLAROS/MG – 1970 A 1990.

  • Autor
  • JOAO OLIMPIO SOARES DOS REIS
  • Co-autores
  • Geusiani Pereira Silva e Nascimento , Filomena Luciene Cordeiro Reis
  • Resumo
  • RESUMO- Em função de ideais e concepções gestadas nos séculos anteriores, durante o século XIX e as primeiras décadas do século XX, em todo o mundo, foram disseminadas representações diversas em torno da instrução, da educação e da alfabetização. Nesse contexto, o Brasil colocou a alfabetização como uma preocupação nacional e um problema merecedor da atenção daqueles pudessem contribuir para extirpar a mácula que significava a presença maciça dos analfabetos. Em especial os governos, os órgãos da imprensa e os intelectuais assumiram essa bandeira de luta, visando reverter o estado de analfabetismo da população. Diante deste campo de investigação são inúmeras as questões que se colocam visando esclarecer e revelar a história da alfabetização, como também, quais e como eram os modos de leitura e escrita, bem como o que significava ter como ofício ser mulher alfabetizadora e negra se encontra em consonância com o seguinte.  Ao considerar os valores e a perspectiva de reprodução social contida na vigente sociedade capitalista, que deslegitima e fragmenta o sentido ontológico do trabalho (enquanto atividade humana criativa), a educação tende a reproduzir ideários utilitaristas, individualistas, mercantis e de segregação. Se se considera que, para muitos, nem todas as pessoas precisam acessar níveis mais elevados de escolarização, por exemplo, por considerar que a dimensão do trabalho assalariado (emprego) pode-se valorar a institucionalização de certos tipos de ensino-aprendizagem. Numa sociedade dual, de classes, a formação e processos de escolarização tendem a ser diferenciados, dependendo do público que o acessará. As políticas educacionais para jovens e adultos no Brasil já partem de determinadas demandas concretas: algumas pessoas não puderam e/ou não conseguiram finalizar seus estudos, no tempo previsto, por inúmeros fatores. Dentre estes se destacam os socioeconômicos e culturais, muitas vezes imperativos, capazes de influenciar “escolhas” e decisões, como de conclusão de um processo formal de ensino.

  • Palavras-chave
  • Educação de Jovens e Adultos, Memórias, Experiências, Mulheres, Negras.
  • Área Temática
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
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  • Educação de pessoas jovens e adultas.
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