RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MONTES CLAROS-MG

  • Autor
  • Maria de Lourdes Brito Silva Ribeiro
  • Co-autores
  • Cláudia Emanuelle Santos , Alda Aparecida Vieira Moura
  • Resumo
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    O presente trabalho visa descrever o relato de experiência vivenciada, no primeiro semestre de 2023, no programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros em uma escola estadual de Montes Claros/MG. O estudo teve o objetivo de relatar a nossa experiência nas turmas do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual em um bairro central de Montes Claros-MG. Foram usados como preparação teórica estudo do livro Estratégias de Leitura - Isabel Solé e o artigo da internet sobre a avaliação da aprendizagem dos alunos “Anos Iniciais: o que levar em conta ao avaliar a aprendizagem dos alunos, onde podemos estudar teoria e prática”. Durante esse período da residência, foram observadas nestas turmas que alguns alunos apresentaram dificuldades de aprendizagem na prática da leitura e escrita, isso talvez seja consequência da pandemia. Partindo desse ponto é necessário buscar estratégias para sanar essas dificuldades individual e coletivamente. O ato de ensinar é edificante, porém pode ser um trabalho lento e os resultados, muitas vezes, demoram para serem percebidos. Educar é um trabalho de formiguinha! É também uma construção dialética e o nosso papel é lançar sementes. Outros educadores darão continuidade ao trabalho e a sociedade colherá os frutos em forma de síntese. Está sendo de suma importância para a nossa formação participar da residência pedagógica. Foi possível vivenciar diversos momentos especiais com a comunidade escolar, onde estamos em contínuo aprendizado.  É essencial observar o interesse dos alunos na atividade realizada pois é através dela que pode ser feito um planejamento adequado para sanar as dificuldades do educando respeitando suas particularidades. A experiência no programa da residência pedagógica está contribuindo para uma construção crítica e melhor formação pessoal e profissional. Não podemos deixar de destacar a oportunidade que estamos tendo de visualizar o processo de inclusão na escola. Isso nos faz refletir o quanto o professor deve ser responsável pelo ensino para todos os educandos presentes em sala de aula, independente da estratégia e do tempo que levam para aprender.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Residência pedagógica; Formação; Experiência
  • Área Temática
  • Formação de professores.
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