Buscando corroborar com a discussão a respeito de metodologias de ensino mais significativas, realizou-se uma pesquisa para compreender o seguinte problema: Como a música pode influenciar o processo de alfabetização de crianças? Logo, o objetivo desta pesquisa foi analisar as influências da música na alfabetização de crianças. Partindo das concepções de linguagem, aprendizagem, desenvolvimento e mediação apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural, estabelece-se uma discussão dos dados coletados e inicialmente analisados por meio da metodologia de Revisão Sistemática da Literatura. Os critérios utilizados para a seleção dos estudos a serem analisados, após o levantamento de diferentes estudos na base de dados da Web of Science, foram: faixa etária dos participantes das pesquisas (crianças com idade entre 5 e 10 anos), ano de publicação dos trabalhos (últimos 5 anos, considerando-se que a pesquisa iniciou no ano de 2022), relação direta entre a música e as habilidades de linguagem. Constatou-se que, dos 290 trabalhos encontrados, apenas 51 atendiam a tais critérios. Dentro deste quantitativo, 20 pesquisas destacaram que a música influenciou positivamente o desenvolvimento de habilidades linguísticas, enquanto 5 deles concluíram que o uso da música não teve qualquer interferência nessa questão. 21 não esclarecem se houve influência positiva, negativa ou neutra. Outros dois dados relevantes encontrados dizem respeito às habilidades linguísticas afetadas com o uso da música, sendo elas: oralidade, consciência fonológica, leitura, escrita e interpretação textual e à influência positiva do uso da música para superação de dificuldades apresentadas em crianças com dislexia. Esses dados fomentam uma discussão necessária e que tem relação direta com a temática do evento, haja vista que a capacidade de leitura é um passo importante e necessário para o estabelecimento e consolidação da inserção social em um mundo letrado. O que aponta para a necessidade de se pensar em metodologias de ensino que possam promover, não somente a inserção, mas também a integração social dos diferentes indivíduos.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica