OBSERVATÓRIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: USOS E IMPACTOS DAS TDIC NO ENSINO REMOTO PELAS IES DO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

  • Autor
  • Bianca Souza Duarte
  • Co-autores
  • Fábia Magali Vieira Santos , Andrey Guilherme Mendes de Souza
  • Resumo
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    No contexto de Pandemia do COVID-19, diversas atividades presenciais foram suspensas em sua modalidade presencial e foram adaptadas para o formato remoto, sendo necessário que a comunidade acadêmica buscasse reinventar-se, fazendo uso intenso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O presente trabalho se mostra pertinente e tem como objetivo pesquisar o uso das TDIC pelas instituições de ensino superior (IES) e seus impactos na comunidade acadêmica. Como metodologia, abordaremos a área da educação, subárea Tecnologias Educacionais, tendo caráter qualitativo, através da revisão e análise da literatura sobre a influência das TDIC no processo de ensino-aprendizagem (MATTAR, 2013, SOARES, 2006; MOURÃO, 2022) e documentos que regulamentam o ensino remoto e quantitativo, por meio de uma coleta de dados com professores através de um questionário criado na plataforma Google Forms que será enviado a todos os professores das IES selecionadas, incluindo gestores (coordenadores de cursos e de graduação e pró-reitores) para participação em grupo focal online. A partir da experiência relatada pelos agentes respondentes do questionário Google Forms, buscamos captar as  particularidades do ensino remoto nas IES, suas percepções e experiências. A amostra é composta por 10 IES públicas das cinco regiões do Brasil, pela possibilidade de realizar a análise comparada dessas diversas realidades, a fim de obter uma visão mais ampla e detalhada da temática. O estudo está sendo realizado na perspectiva do materialismo histórico-dialético (ZANELLA, 2008; SAVIANI, 2013), da abordagem crítica da educação comparada, da reflexão sobre os usos das TDIC no processo de ensino-aprendizagem e nas possíveis interferências da intensificação do uso da tecnologia no campo emocional de professores e alunos. Esta pesquisa tem como objetivo ampliar as discussões da temática, buscando compreender fenômenos encontrados nas instituições de ensino superior no âmbito educacional, a maneira de como enfrentaram os desafios da pandemia e adotaram as TDIC, em especial, se houve alterações termos emocionais dos alunos e professores e qual o avanço em termos didáticos proporcionou aos envolvidos. A pesquisa encontra-se em andamento, na fase de coleta de dados através da plataforma do Google Forms. Esta pesquisa está sendo financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Edital - Universal 2021.

  • Palavras-chave
  • Educação. Tecnologias. Pandemia. Ensino-Aprendizagem.
  • Área Temática
  • Educação e tecnologias
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  • Educação e tecnologias
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