A presente pesquisa tem como tema: “A importância do uso das TICs na escola: Contribuições para o processo ensino aprendizagem”, considerando essa temática, tivemos como objetivo geral conhecer os desafios e possibilidades vivenciadas pelos professores ao utilizar tecnologias digitais no contexto escolar. Fez-se necessário conhecer a realidade dos educadores e discutir sobre os desafios encontrados no uso das TICs na escola. Inicialmente foi feita a revisão da literatura, consultando-se autores como: MORAN (2007), LÉVY (1999), KENSKI (2003), dentre outros autores e documentos. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados, o questionário online (Google Forms) que foi enviado para todos os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola estadual de Espinosa-MG. Os resultados obtidos indicaram como principais desafios a falta de formação específica na área do professor, a falta de aparatos tecnológicos e a falta de apoio por parte da escola. Os resultados também evidenciaram que atividades como jogos digitais e atividades por meio de questionários contribuem para aguçar a curiosidade do aluno e desenvolver habilidades e competências para o uso responsável das TICs. O estudo se justifica pela necessidade de discutir e/ou conhecer as mais variadas formas de fazer uso das tecnologias digitais no âmbito escolar. Novas práticas educacionais relacionadas com o uso das TICs na escola, multiplicam as possibilidades de pesquisa e informação para os alunos, que munidos dessas novas ferramentas tornam a aprendizagem ativa e passam a protagonizar o processo de educação.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica