A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE OS CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E OS CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

  • Autor
  • Eliana Soares Barbosa Santos
  • Resumo
  • A Educação Ambiental tem sido pauta recorrente na atualidade, temas como desenvolvimento sustentável, equilíbrio do Meio Ambiente, utilização dos recursos naturais de forma consciente são apresentados diariamente para a sociedade. Desta forma, discutir e compreender questões ambientais são pontos necessários na formação dos acadêmicos e no ambiente das Instituições de Ensino Superior, sendo a Universidade o espaço de compreensão e futura atuação necessário para ancorar essas discussões. Posto isto, esta pesquisa tem como proposição, analisar a prática pedagógica na inserção da Educação Ambiental nos cursos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O objetivo geral da pesquisa será analisar e comparar a inserção das práticas pedagógicas para Educação Ambiental nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Centro de Ciências Humanas CCH) da Unimontes, utilizando o método do estudo comparativo. Ademais, verificar a observância a legislação, metodologia e contribuição, enquanto política pública de inclusão da Educação Ambiental na formação dos egressos destes cursos. Propõe-se como contribuição identificar as potencialidades e dificuldades da política pública de inserção da Educação Ambiental no universo acadêmico.

  • Palavras-chave
  • Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas. Estudo Comparado.
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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