O que você sabe sobre a História das Mulheres? Uma análise acerca do (des) conhecimento de estudantes do ensino básico sobre as mulheres ao longo da História.

  • Autor
  • Bárbara Quadros Macedo Riquetti
  • Co-autores
  • Daniela Oliveira R. Dos Passos
  • Resumo
  •  

     

    O QUE VOCÊ SABE SOBRE A HISTÓRIA DAS MULHERES? UMA ANÁLISE ACERCA DO (DES) CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO SOBRE AS MULHERES AO LONGO DA HISTÓRIA.

     

    Bárbara Quadros Macedo Riquetti

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    barbaraquadrosmr@hotmail.com

    Daniela Oliveira R. Dos Passos

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    ddanipassos@gmail.com

     

     

    Palavras-chave: Currículo; Educação; História; Mulheres.

     

    Resumo

    Essa pesquisa investiga o conhecimento de estudantes do ensino médio e público de Minas Gerais, acerca da participação das mulheres nos diversos acontecimentos históricos previstos no currículo de História, objetivando entender o que aprenderam – ou não aprenderam - esses estudantes sobre a participação das mulheres nas guerras, revoluções, conflitos, políticas, sociedades e demais aspectos da História. Para isso, nos referenciamos em diversas autoras e autores que pautam a exclusão e inserção das mulheres na historiografia, e posteriormente no currículo, para isso é necessário entender a trajetória da luta pelo direito das mulheres e do movimento feminista em diversos aspectos, portanto traçamos uma exposição da produção historiográfica sobre as mulheres, a fim de compreender como e se essa produção está inclusa no currículo escolar.  Para a coleta de dados dessa investigação, utilizaremos de questionários e entrevistas semiestruturadas a serem realizados com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Romualdo José da Costa, no município de Ribeirão das Neves no Estado de Minas Gerais, a análise desse material nos fornecerá uma base de dados quantitativos e qualitativos para que possamos responder a questão principal desse trabalho.

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Currículo; Educação; História; Mulheres.
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica