A literatura infantil tão presente em nosso cotidiano com seus enredos diferentes e encantadores, pode ser uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem das crianças, estimulando assim a ludicidade e imaginação fazendo com que se haja um aprendizado efetivo, podendo ser utilizada inclusive na Matemática de forma interdisciplinar onde traz em seu processo de alfabetização diversos conceitos que podem se tornar mais fáceis de serem sistematizados através do uso da literatura infantil como recurso metodológico proporcionando aos alunos uma aprendizagem prazerosa e lúdica. A pesquisa sobre essa temática é relevante visando a importância da contribuição da literatura infantil no processo de Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a mesma pretende responder como a mesma pode contribuir na Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral o de analisar a literatura infantil como possibilidade de ensino e de aprendizagem no processo da Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E por objetivos específicos os de porfiar o currículo de formação de professores da Educação Infantil; de apresentar a literatura infantil como tendência pedagógica para o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática na Educação Infantil; de debater a utilização da literatura infantil no processo de Alfabetização Matemática de turmas da Educação Infantil; de discutir o planejamento docente no processo da Alfabetização Matemática em turma da Educação Infantil e de inferir a interdisciplinaridade entre a literatura infantil e a Matemática. A pesquisa está inserida em uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa de campo, tendo como instrumento de coletas de dados a entrevista semiestruturada, que será aplicada a professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Brasília de Minas-MG, seguida por uma análise documental dos seus planos de aulas. O referencial teórico será construído com o apoio de autores como Santos (2020), Abramovich (2006), Coelho (2000), Cosson (2021) e Soares (2020). Acredita-se que essa pesquisa seja relevante para o campo da educação vendo a contribuição da interdisciplinaridade da literatura infantil e Alfabetização Matemática e a forma de um ensino mais prazeroso.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica