RESSIGNIFICAR? VIOLÊNCIA E ENSINO DE LITERATURA

  • Autor
  • Sâmella Priscila Ferreira Almeida
  • Resumo
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    Este relato de experiência refere-se à uma sequência didática realizada em aulas de língua portuguesa em turmas do 8º ano do ensino fundamental, no ano de 2023, na Escola Estadual Primo Bitti, em Aracruz, Espírito Santo, onde ocorreu um ataque neonazista em novembro de 2022, que vitimou fatalmente quatro pessoas. A sequência de aulas aqui relatadas objetivou compreender as relações históricas e sociais que perpassam o ataque violento ocorrido e a posição dos sujeitos historicamente situados naquele espaço, a partir da leitura literária d’O diário de Anne Frank (FRANK, 2022), associando a compreensão histórica com o gênero diarístico. As aulas culminaram com a produção de um texto diarístico, a partir do qual se avaliou a compreensão dos estudantes da função social do gênero diário como espaço de reflexão e compreensão da realidade. A prática desenvolveu-se a partir dos preceitos da pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2013) e da filosofia enunciativo-discursiva (BAKHTIN, 2018).

  • Palavras-chave
  • Ensino de Literatura; Pedagogia histórico-crítica; Violência.
  • Área Temática
  • Alfabetização e letramento.
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