O presente relato apresenta experiências do Módulo I do Programa de Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária, no segundo semestre letivo do ano de 2022. A turma em estudo contém com 33 alunos de 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Para nortear os nossos trabalhos levantamos o seguinte problema: Como trabalhar de forma dinâmica alguns conceitos da Geometria Espacial? Tivemos o seguinte objetivo: Estudar propriedades de sólidos geométricos a partir da visualização e planificação. Para tanto, apresentamos alguns sólidos geométricos em acrílico, a fim de que os estudantes identificassem as faces, arestas e vértices, explicamos o Teorema de Euler e cálculo de áreas e volumes. Foi proposta uma atividade direcionada para a construção de formas planificadas e depois, fizeram com que as formas se tornassem espacial. Concluímos que trabalhar a geometria espacial utilizando aulas práticas desperta no estudante o interesse, motivação e participação ao desenvolver as atividades. Trabalhar com os sólidos, permitiu a visualização das propriedades e conceitos importantes para prosseguir o conteúdo.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica