INTERAÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES COM UM MATERIAL CURRICULAR DE MATEMÁTICA DO 6º ANO

  • Autor
  • Marilene Caitano Reis Almeida Soares
  • Resumo
  • O trabalho é recorte de uma pesquisa que se volta para a compreensão dos modos como um grupo de professores atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental lêem e interpretam o conhecimento da Matemática incorporada em um material curricular. A pesquisa contou com a participação de três professores que concederam entrevistas coletivas em um conjunto de encontros, dos quais resultou a textualização que foi submetida ao IRaMuTeQ. Dos gráficos de similitude, partiu-se para a análise, da qual destaca-se o principal resultado como sendo o deslocamento de agência provocado pelas demandas dos estudantes.

  • Palavras-chave
  • Relação Professor-Materiais Curriculares. Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo. Leitura e Interpretação de Materiais Curriculares
  • Área Temática
  • Educação matemática
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica