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Resumo Simples
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo investigar a implementação do currículo escolar, perpassando pelos desafios inerentes a normas que o regulamentam, com o fito de entender de que maneira os professores compreendem o currículo escolar e a sua influência desde as intenções à efetiva execução na sala de aula. Nesse estudo este currículo é entendido como um conjunto de experiências educativas vivenciadas pelos professores e estudantes, a partir das concepções de (SILVA , 2001). O lócus da pesquisa são duas escolas públicas de Espinosa, MG, uma escola na sede com turmas seriadas, com estudantes agrupados em classes de acordo com o ano de escolaridade e em um outro contexto, uma escola na área rural, onde as turmas são multisseriadas, constituídas por estudantes de diferentes níveis de escolaridade em uma mesma sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo, utilizará como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os estudos já realizados se fundamentam em Giroux (1986) que aponta a dimensão política, do currículo, enfatizando a importância de uma abordagem crítica que considere as relações de poder, a justiça social e a participação dos estudantes na construção do conhecimento. E em (ARROYO, 2013) o currículo é um elemento que influencia a identidade do professor, a autonomia dele e dos estudantes como construtores de saber. Ademais, a democratização da escola é uma conquista que requer decisão política, e um fazer cotidiano na escola, que se dá numa constante construção através de estudos, diálogos e resistências. Para Paulo Freire (1991) “esta democratização não se faz por decreto, da terça para a quinta-feira, para este autor mudar é difícil, mas é possível e urgente”. Segundo Gadotti e Saviani as práticas educativas são formas de contribuir para a desenvolvimento do sujeito enquanto indivíduos críticos e conscientes de suas responsabilidades no contexto educativo, político e sociocultural. Notadamente o tema currículo escolar vem sendo objeto de estudo de diversos pesquisadores renomados, a fim de compreender e refletir sobre o verdadeiro objetivo do currículo no contexto escolar.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica