A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA POR MEIO DO CURRÍCULO: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES

  • Autor
  • Idalina Gonçalves Magalhães
  • Co-autores
  • Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira Lopes
  • Resumo
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    Resumo Simples

    O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo  investigar a implementação do currículo escolar, perpassando pelos desafios inerentes a normas que o regulamentam, com o fito de entender de que maneira os professores compreendem o currículo escolar e a sua influência desde as intenções à efetiva execução na sala de aula. Nesse estudo este currículo é entendido como um conjunto de experiências educativas vivenciadas pelos professores e estudantes, a partir das concepções de (SILVA , 2001). O lócus da pesquisa são duas escolas públicas de Espinosa, MG, uma escola na sede com turmas seriadas, com estudantes agrupados em classes de acordo com o ano de escolaridade e em um outro contexto, uma escola na área rural, onde as turmas são multisseriadas, constituídas por estudantes de diferentes níveis de escolaridade em uma mesma sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo, utilizará como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os estudos já realizados se fundamentam em Giroux (1986) que aponta a dimensão política, do currículo, enfatizando a importância de uma abordagem crítica que considere as relações de poder, a justiça social e a participação dos estudantes na construção do conhecimento. E em (ARROYO, 2013) o currículo é um elemento que influencia a identidade do professor, a autonomia dele e dos estudantes como construtores de saber. Ademais, a democratização da escola é uma conquista que requer decisão política, e um fazer cotidiano na escola, que se dá numa constante construção através de estudos, diálogos e resistências. Para Paulo Freire (1991) “esta democratização não se faz por decreto, da terça para a quinta-feira, para este autor mudar é difícil, mas é possível e urgente”. Segundo Gadotti e Saviani as práticas educativas são formas de contribuir para a desenvolvimento do sujeito enquanto indivíduos críticos e conscientes de suas responsabilidades no contexto educativo, político e sociocultural. Notadamente o tema currículo escolar vem sendo objeto de estudo de diversos pesquisadores renomados, a fim de compreender e refletir sobre o verdadeiro objetivo do currículo no contexto escolar.

     

     

  • Palavras-chave
  • Currículo Escolar 1. Democratização da Escola 2. Normatização 3.
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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