VALORIZAÇÃO DA LEITURA DELEITE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ABRANGÊNCIA DO PPGE DA UNIMONTES

  • Autor
  • Maria Aparecida Antunes Moreira
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência acerca da valorização da leitura deleite e as reflexões suscitadas a partir de minhas vivências como pós-doutoranda no estágio pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimontes. O referido estágio se deu junto às aulas da disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, que objetiva compreender a construção do conhecimento científico e da Ciência, por meio da pesquisa, a partir de pressupostos históricos, epistemológicos, políticos, sociais, culturais e educacionais. As reflexões oportunizadas a partir da leituras deleite, contadas pela professora supervisora do estágio pós-doutoral, no início das aulas, no âmbito da formação de professores, representam um forte momento de reflexão a partir do uso da literatura infantil, o que repercute em momentos de prazer pela leitura, de aprendizado e abertura para novos saberes e avanços no campo da pesquisa em Educação.

  • Palavras-chave
  • Leitura deleite. Literatura Infantil. Formação de professores. Estágio Pós-Doutoral.
  • Área Temática
  • Formação de professores.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica