O EXPERIMENTO DA MOEDA VERDE COMO FERRAMENTA DE INTRODUÇÃO AO ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

  • Autor
  • João Henrique Duarte Martins
  • Co-autores
  • Marlete Brito Santos , Frederico Santos Aguiar
  • Resumo
  •  

    Este trabalho tem como objetivo a aplicação de uma das varias metodologias ativas para ensino de biologia, ''Moeda Verde’’, experimento prático no qual a moeda de cobre em contato com ar atmosférico por tempo prolongado, sofre oxidação ganhando a tonalidade de cor verde , para alunos do primeiro ano do ensino médio, afim de introduzir e  reforçar o ensino do método científico previsto na Base Nacional Comum Curricular ( BNCC). Neste sentido busca-se estimular o interesse e promover maior participação dos alunos durante as aulas de ciências/ biologia, realizando uma abordagem mais dinâmica e adaptada a realidade das redes públicas de ensino.

     

  • Palavras-chave
  • Aula prática, educação, biologia
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica