O DIÁLOGO ENTRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS DIMENSÕES TEÓRICOS E PRÁTICAS

  • Autor
  • Hellen Queren Nogueira Alves
  • Co-autores
  • Denice do Socorro Lopes Brito , Mariana Nogueira Feitoza
  • Resumo
  •  

    Este relato visa apresentar as experiências que vivenciamos no estudo das horas de práticas de formação, previstas no Plano de Ensino da carga horária da disciplina de Didática 1 no segundo período do curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, nos Campus de Januária e Janaúba. O principal objetivo deste estudo é refletir conhecimentos construídos acerca da interação entre os saberes teóricos e os saberes práticos dos conteúdos estudados na disciplina Didática 1. Buscou-se como fim imediato propiciar aos acadêmicos, reconhecer na prática docente os saberes teóricos e práticos, mobilizando-os para construção da sua identidade docente partindo da compreensão dessa articulação necessária entre a teoria e a prática em sala de aula. Torna-se necessário expandir e ampliar saberes em formação, criando alternativas nas aulas práticas das disciplinas, para mobilizar o acadêmico da Pedagogia para construção dos saberes singulares e específicos da docência. Tendo em vista os desafios enfrentados para permanência e exercício da profissão docente, envolver os acadêmicos na perspectiva do desenvolvimento da sua identidade docente torna-se fundamental, pois pode proporcionar seu crescimento pessoal e profissional.

     

  • Palavras-chave
  • Identidade Docente, saberes teóricos, saberes práticos, formação
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica