Este relato visa apresentar as experiências que vivenciamos no estudo das horas de práticas de formação, previstas no Plano de Ensino da carga horária da disciplina de Didática 1 no segundo período do curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, nos Campus de Januária e Janaúba. O principal objetivo deste estudo é refletir conhecimentos construídos acerca da interação entre os saberes teóricos e os saberes práticos dos conteúdos estudados na disciplina Didática 1. Buscou-se como fim imediato propiciar aos acadêmicos, reconhecer na prática docente os saberes teóricos e práticos, mobilizando-os para construção da sua identidade docente partindo da compreensão dessa articulação necessária entre a teoria e a prática em sala de aula. Torna-se necessário expandir e ampliar saberes em formação, criando alternativas nas aulas práticas das disciplinas, para mobilizar o acadêmico da Pedagogia para construção dos saberes singulares e específicos da docência. Tendo em vista os desafios enfrentados para permanência e exercício da profissão docente, envolver os acadêmicos na perspectiva do desenvolvimento da sua identidade docente torna-se fundamental, pois pode proporcionar seu crescimento pessoal e profissional.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica