REPRESENTAÇÕES DE ESCRITA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS PROCESSOS DE OBJETIVAÇÃO E ANCORAGEM PRODUZIDOS POR ESTUDANTES EM PREPARAÇÃO PARA O ENEM

  • Autor
  • Fabiana Sant'Ana Santos
  • Co-autores
  • Geisa Magela Veloso
  • Resumo
  • A proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo é uma etapa eliminatória do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, fato que indica a relevância de se discutir as representações sociais dos estudantes, desvendar a condição de produção do discurso e os fatores que influenciaram a maneira como pensam os sujeitos participantes do exame. Representações sociais, para Moscovici (1978), são formas de conhecimento do senso comum que não podem ser pensadas de forma isolada das dinâmicas sociais que lhes dão origem. Entendidas como mediação entre o individual e o coletivo, trata-se de um conceito ou pensamento que expressa a realidade social, conforme compreensão de um indivíduo ou grupo de indivíduos (MOSCOVICI, 1978). Nesse sentido é que foi proposto o problema dessa pesquisa. Em qual rede de significados estão ancoradas as representações de escrever bem a redação do ENEM? Para estudantes em preparação para o ENEM, quais imagens conferem objetivação (materialização) das representações de redação? Então, o objetivo geral dessa pesquisa é discutir os processos de ancoragem e objetivação das representações de redação, discutindo o que estudantes em preparação para o ENEM compreendem que seja um texto bem escrito. E os objetivos específicos são: descrever o panorama sobre a escrita escolar; discutir a influência do tema na produção da redação; analisar as estratégias de escrita orientadas durante o processo de preparação para o ENEM. A pesquisa está sendo realizada por uma abordagem metodológica qualitativa. Os trabalhos de Moscovici (1978), Jodelet (1989), Guareschi (1995), Marcuschi (1997), Lima (2010), Koch (2015), Rojo (2006) e documentos curriculares oficiais serviram de base para a revisão de literatura. Na pesquisa de campo, responderam o questionário alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede privada de Montes Claros. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o questionário e redações. Previamente, aos dados coletados consideramos que, nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997), o objetivo para o trabalho com escrita é de promover condições para a emancipação dos alunos para atuação na sociedade, por meio de estratégias que utilizem as diferentes modalidades da língua em seus variados níveis. Assim, espera-se que os estudantes tomem o ato de escrever como expressão, para que possam produzir textos estruturados por diferentes gêneros textuais, sendo estimulada a escrita com significado, com sentido. No caso das informações coletadas, elas mostram que os estudantes escrevem pensando apenas na figura do avaliador do exame; e para isso, ancorando o ato de escrever redação nas orientações recebidas de seus professores sobre quais conectivos usar, na seleção vocabular e de citações decoradas, produzindo o texto pela lógica de um modelo pronto que pode ser melhor avaliado. Essa pesquisa justifica-se por discutir as representações de escrita dos estudantes, por analisar aspectos relevantes da produção textual dos alunos e suas escolhas lexicais e semânticas sociodiscursivas.

  • Palavras-chave
  • Redação, ENEM, ancoragem e objetivação
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica