O longa-metragem musical em ‘live-action’ Aladdin, lançado em 2019, escrito e dirigido por Guy Ritchie em colaboração com John August e Vanessa Taylor, é inspirado em um conto do famoso livro, As Mil e uma Noites. O longa foi uma releitura ‘remake’da animação Aladdin (1992), ambos produzidos pelos estúdios Walt Disney Pictures; sendo um sucesso de bilheteria, porém dividindo as críticas.
Ao perceber a relevância da mídia audiovisual na contemporaneidade, principalmente de grandes estúdios como Disney, quando se trata de representações e recepções culturais da cultura oriental e islâmica, como visto na recepção estrondosa que recebeu o filme (live-action) ‘Aladdin’. Influenciando o repertório cultural de crianças e jovens; é imprescindível uma análise e a utilização destes mesmos recursos para romper as noções preconcebidas e generalistas sobre essa civilização.
A utilização destes recursos no ensino básico, no contexto atual, auxilia na didática e na abordagem da herança da civilização árabe-islâmica, como também, permite a crítica de certos estereótipos difundidos no mundo ocidental. Demant (2004) aponta que os estereótipos formam, por sua vez, caricaturas reducionistas de fatos anteriormente reais, que reforçam um discurso islamofóbico, que deve ser combatido.
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