ANÁLISE BIBLIOGRAFICA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Juliana Alves Miranda Andrade
  • Co-autores
  • Fernando Soares Andrade , Renata Cristina Pereira Maia
  • Resumo
  • Este estudo apresenta uma introdução que contextualiza a reforma e as críticas recebidas acerca do Novo Ensino Médio, seguida de uma sessão de metodologia que detalha a pesquisa bibliográfica realizada para identificar os artigos científicos mais relevantes sobre o tema. Tendo como objetivo analisar a reforma implementada no Novo Ensino Médio no Brasil e perceber como estas mudanças estão sendo percebidas e sentidas pelos estudos acadêmicos feitos até então. Este artigo tem como base uma revisão bibliográfica sobre o novo ensino médio implementado no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio da busca de artigos científicos em bases de dados eletrônicas. A partir disso, foram identificadas as principais críticas ao novo ensino médio, que incluem a falta de clareza em relação à sua efetividade e eficiência, a falta de estrutura adequada para a implementação da reforma, bem como a redução da carga horária de disciplinas como sociologia, filosofia e educação física, dentre outras, o que pode comprometer o desenvolvimento crítico e social dos estudantes.  A pesquisa bibliográfica realizada permitiu a identificação das principais críticas ao novo ensino médio implementado no Brasil e apresentou uma contribuição para a reflexão crítica e analítica sobre o tema.

  • Palavras-chave
  • Palavras-Chave: Novo Ensino Médio; Implementação
  • Área Temática
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
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  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

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