Este estudo apresenta uma introdução que contextualiza a reforma e as críticas recebidas acerca do Novo Ensino Médio, seguida de uma sessão de metodologia que detalha a pesquisa bibliográfica realizada para identificar os artigos científicos mais relevantes sobre o tema. Tendo como objetivo analisar a reforma implementada no Novo Ensino Médio no Brasil e perceber como estas mudanças estão sendo percebidas e sentidas pelos estudos acadêmicos feitos até então. Este artigo tem como base uma revisão bibliográfica sobre o novo ensino médio implementado no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio da busca de artigos científicos em bases de dados eletrônicas. A partir disso, foram identificadas as principais críticas ao novo ensino médio, que incluem a falta de clareza em relação à sua efetividade e eficiência, a falta de estrutura adequada para a implementação da reforma, bem como a redução da carga horária de disciplinas como sociologia, filosofia e educação física, dentre outras, o que pode comprometer o desenvolvimento crítico e social dos estudantes. A pesquisa bibliográfica realizada permitiu a identificação das principais críticas ao novo ensino médio implementado no Brasil e apresentou uma contribuição para a reflexão crítica e analítica sobre o tema.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo
Comissão Científica