ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS CATADORES EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE EMANCIPA DE MONTES CLAROS-MG

  • Autor
  • Mônica Maria Teixeira Amorim
  • Co-autores
  • Júlia Alkimim Teixeira , Isabela Soares Souza
  • Resumo
  • Este trabalho é resultado da experiência que vivenciamos com a alfabetização de adultos no âmbito da Rede EMANCIPA, em Montes Claros-MG. A Rede EMANCIPA constitui um movimento social de educação popular que desenvolve, desde 2007, um trabalho imperioso de ampliação do acesso de jovens de camadas populares ao ensino superior no Brasil por meio de Cursinhos Populares – CP organizados nas distintas regiões do país. Desde 2013, o cursinho popular Darcy Ribeiro inicia suas atividades em Montes Claros, atuando em diversas escolas da cidade e, a partir de 2020, passa a contar com oapoio da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, sendo aprovado como projeto de ensino e extensão.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização; Adultos; Educação popular; Rede Emancipa.
  • Área Temática
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
Voltar Download
  • Instituições educacionais, inserção social e democracia.
  • Alfabetização e letramento.
  • Educação popular, povos tradicionais e as pedagogias decoloniais.
  • Educação matemática
  • Educação e tecnologias
  • Educação de pessoas jovens e adultas.
  • Educação do campo.
  • Educação inclusiva.
  • Formação de professores.
  • Políticas públicas, gestão da educação e currículo.
  • Saberes e práticas docentes.

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Francely Aparecida dos Santos
Pedro Aurélio Cardoso da Silva
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Victória Lobo

Comissão Científica